Embalado em campo, com quatro vitórias nas últimas cinco partidas disputadas, o Botafogo também segue se movimentando nos bastidores em busca de novos parceiros. O clube mantém conversas com pelo menos duas empresas em busca de um novo fornecedor de material esportivo. São elas: Joma e Reebok. Uma terceira, porém acaba de surgir no radar. Trata-se da alemã Adidas.
A informação foi noticiada pelo portal “Lance!”. Segundo o site, a marca surge com a explicação de que o acionista majoritário do clube carioca, John Textor, tem o desejo de padronizar o fornecedor de material esportivo de sua rede de clubes pelo mundo. Atualmente, além do Botafogo, o norte-americano é dono do RWD Molenbeek, da Bélgica, tem ações no Crystal Palace, da Inglaterra, e está em processo de aquisição do Lyon, da França, através da empresa Eagle Holdings.
O clube francês é patrocinado pela Adidas há 12 anos, o que pode facilitar o sistema. Já o belga Moleenbek, é atualmente vestido pela espanhola Joma, que também participa do processo seletivo no Botafogo. O Crystal Palace é o que tem a situação mais difícil, já que Textor é o acionista minoritário do clube. Ou seja, precisaria da aprovação de outras pessoas.
John Textor tem bom relacionamento com os executivos da Adidas e acredita que a marca atenderá a um dos requisitos do clube na escolha do novo fornecedor: a distribuição global. Além disso, Textor também é amigo pessoal de Jamie Salter, CEO da Authentics Brands Group, empresa que controla a Reebok.
De acordo com a publicação do “Lance!”, é exatamente a Reebok quem lidera a corrida. A empresa teria oferecido os melhores números até aqui e seria a mais valorizada pelo norte-americano, proprietário da SAF alvinegra. Apesar disso, o fato de haver a possibilidade de padronizar o fornecedor esportivo na rede de clubes, também tem pesado.
No Rio de Janeiro, a Adidas patrocina o Flamengo desde 2013 e possuía exclusividade com o Rubro-Negro. A renovação de contrato entre as partes, neste ano, no entanto, modificou os termos e não há mais esta cláusula.
Adidas e Botafogo já estiveram juntos no passado. A empresa alemã foi a primeira fornecedora de material esportivo do Alvinegro e esteve no clube de General Severiano de 1979 a 1989, quando foi substituída pela inglesa Umbro.
Foto destaque: Camisa do Botafogo. Botafogo/Divulgação.