O Brasil conheceu na tarde do último domingo (3) o seu primeiro rival na fase final da Liga das Nações 2022, que será disputada a partir do dia 13 de julho, na Turquia. A seleção do técnico José Roberto Guimarães irá enfrentar o Japão nas quartas de final do torneio.
Após um início arrasador na competição, as japonesas engataram uma sequência negativa de quatro derrotas consecutivas e, com isso, caíram do primeiro para o quinto lugar na tabela de classificação. Já o time brasileiro garantiu a segunda posição após os 12 jogos da primeira fase, sendo 10 vitorias e somente duas derrotas. No entanto, por conta do novo sistema de disputa da VNL (Volleyball Nations League), a nossa seleção avançou para às finais com a terceira colocação.
Brasil e Japão já se enfrentaram duas neste ano, ambas aconteceram antes da estreia na Liga das Nações. Ambos os confrontos aconteceram de maneira amistosa em solo norte-americano, em que o time asiático levou a melhor em quadra. Mas, vale ressaltar, que algumas pecas importantes como a ponteira e agora capitã Gabi, por exemplo, ainda não tinham se apresentado e se juntado ao elenco.
As meninas do Brasil fizeram uma ótima campanha na fase regular da competição, vencendo rivais importantes como Turquia e Sérvia. As derrotas ocorreram para adversarias fortes e tradicionais: EUA e Itália.
Por sua vez, o Japão surpreendeu ao superar por 3 sets a 0 o time norte-americano e engatar uma sequência de oito vitórias 3e passou as duas primeiras etapas da competição na liderança, de maneira absoluta. Mas, no final perdeu os últimos quatro jogos e despencou na tabela, terminando como sexta colocada.
Jogadoras do Brasil se abarçam em comemoração. (Foto: Reprodução/GE)
Todos os confrontos
A Turquia já tinha a classificação assegurada por ser sede da próxima fase e virou cabeça de chave por ter ficado entre as oito melhores equipes da etapa regular. Mas, caso ficasse fora do recorte, entraria como a 8ª vaga. A ida da Turquia ao topo da tabela empurrou as demais seleções para novas posições. Dessa forma, os EUA, que estavam na liderança, avançaram à fase final em segundo, o Brasil em terceiro, a Itália em quarto, a China em quinto, o Japão em sexto, a Sérvia em sétimo e a Tailândia como oitava colocada.
No fim os confrontos ficaram: Turquia (1º) x Tailândia (8º); EUA (2º) x Sérvia (7º), Brasil (3º) x Japão (6º) e Itália (4º) x China (5º).
Foto Destaque: Jogadoras do Brasil se abarçam em comemoração. (Foto: Reprodução/GE)