A Alemanha segue a todo vapor no Pré-Olímpico e caminha passos largos para conseguir garantir a sua participação nos jogos de Paris 2024. Nesta quarta-feira (4), os alemães bateram a forte seleção italiana, um dia após vencer o Brasil, no duelo dos líderes do grupo A, no Maracanãzinho. A vitória beneficiou muito a seleção brasileira na busca por uma vaga para os Jogos de Paris.
Vitória alemã com brilho de Grozer
A Alemanha contou com mais uma brilhante atuação de sua estrela, o experiente oposto Grozer, que também havia feito um grande jogo na vitória sobre o Brasil. O oposto, de 38 anos, anotou incríveis 31 pontos e liderou a seleção alemã para mais um triunfo sobre um dos favoritos do grupo.
O oposto Grozer durante a vitória da Alemanha sobre a Itália (Foto: Reprodução/ge)
Alemanha invicta, e duelo entre Itália e Brasil pela vaga
Com a grande vitória sobre os italianos, a seleção da Alemanha segue invicta e lidera o grupo A, com 12 pontos. Já a Itália conheceu a sua primeira derrota no Pré-Olímpico, e com isso, para conseguir uma das duas vagas na disputa para as Olimpíadas do ano que vem, o Brasil, em quarto, terá que vencer todos os seus próximos jogos. A seleção brasileira tem como adversários: Cuba, Irã e a própria Itália, no domingo (8), em duelo direto pela vaga para Paris 2024.
Se a Itália tivesse vencido os alemães, o Brasil não dependeria só de si para se classificar. A seleção brasileira precisaria vencer todos os seus jogos e ainda contar com uma derrota da Alemanha para tentar conquistar uma das vagas.
Vaga pelo ranking
Além do Pré-Olímpio, outro meio de ir para Paris 2024 é através do ranking. Com isso, caso o Brasil não conquiste a sua vaga pelo Pré-Olímpico, o cenário será um pouco mais complexo para adquiri-lá. Não conseguindo de forma direta, o meio para tentar uma vaga para as próximas Olimpíadas, seria torcer por uma classificação da Argentina, que está em terceiro lugar no grupo C.
Posição do Brasil no ranking atual
A seleção brasileira caiu para o quinto lugar no ranking mundial, e agora soma 327,48 pontos, devido a derrota sofrida para a Alemanha e a vitória do Japão sobre a Turquia, no grupo B. A Argentina, que se encontra em sexto, vem logo atrás, com 311,49 pontos.
Na lista, cada partida conta para a pontuação, e com o resultado de terça-feira (3), o Brasil acabou perdendo 12,23 pontos no somatório. Portanto, teve uma queda brusca que aproximou ainda mais o time brasileiro dos argentinos.
Brasil x Argentina
O ranking disponibiliza cinco vagas para as próximas Olimpíadas. Entretanto, ele prioriza países de continentes que ainda não tem representantes. Sendo assim, se o Brasil e a Argentina não conseguirem suas vagas através do Pré-Olímpico, ambos serão rivais diretos na briga por um lugar em Paris 2024. A lista será fechada somente após a próxima edição da Liga das Nações no ano que vem, e enquanto isso cada partida é de grande importância para a classificação.
Foto destaque: A seleção da Alemanha comemorando após a vitória sobre a Itália no Pré-Olímpico Reprodução/Instagram/@mundo.dovolei