Alemanha é surpreendida e perde de virada para o Japão na estreia da Copa do Mundo

Maurício de Freitas Por Maurício de Freitas
4 min de leitura

Contrariando todas as expectativas, o Japão surpreende ao derrotar a Alemanha de virada por 2 a 1 na estreia da Copa do Mundo. Os alemães abriram o placar com gol de pênalti de Gundogan, porém os gols de Doan e Asano, decretaram a vitória histórica dos Samurais Azuis no Khalifa International.


Autor do gol da vitória, Asano comemora com jogadores do Japão. (Reprodução/Instagram)


Logo de início os alemães foram impondo seu estilo de jogo no controle da posse de bola e fechando os espaços pelo meio de campo, mas em jogada de contra-ataque bem executada pelos asiáticos aos 7′, Maeda abriu placar, porém o gol foi anulado corretamente por impedimento do atacante.

Equilibrando o jogo pelo setor ofensivo, aos 30 minutos de jogo Kimmich fez lançamento para Raum dentro da área, que ao receber e tentar driblar o goleiro Gonda, sofreu penalidade.  O meio-campista Gundogan converteu a penalidade com segurança, batendo no meio e abrindo oficialmente o placar da partida.


Melhores momentos de Alemanha 1 x 2 Japão. (Reprodução/CazéTv)


Após ter ido mal no primeiro tempo, o goleiro Shuichi Gonda fez grandes defesas no segundo tempo, que manteve o Japão vivo na partida. No total foram 8 defesas, sendo quatro das interceptações sendo feitas dentro da área. Méritos também para as boas mexidas do técnico japonês Hajime Moriyasu, que pôs em campo o zagueiro Tomyasu no lugar do atacante Kubo, o que fez a Alemanha perder os espaços que havia tido no ataque nos 45′ iniciais.

Avaliando que sua equipe subiu de produção após a mexida, Moriyasu promoveu a entrada dos atacantes Mitoma, Minamino e Doan – justamente os envolvidos na jogada de empate. Aos 30 minutos, Minamino recebeu passe de Mitoma pelo lado esquerdo do campo e bateu cruzado para dentro da pequena área. O goleiro Neuer espalmou e no rebote, Doan arrematou para o fundo do gol.

Mantendo o ímpeto ofensivo pelos contra-ataques, aos 37′ os japoneses partiram em velocidade pelo setor direito, que viram os alemães com as linhas avançadas após sofrer o empate, gerando um espaço que fez Asano dominar na frente dos defensores, segurar a marcação com categoria e bater forte, onde Neuer pouco pode fazer.

Com a vitória, a seleção japonesa lidera o Grupo E com três pontos. Completam a rodada Espanha e Costa Rica, que se enfrentam hoje (23). Já a Alemanha liga o alerta para não repetir o vexame da Copa da Rússia em 2018, que após perder na estreia para o México, acabou perdendo pontos que lhe custaram o acesso para às oitavas.

As equipes voltam a campo pela segunda rodada da chave no domingo (27), onde Japão encara a Costa Rica, e a Alemanha realiza clássico europeu contra a Espanha.

Ficha Técnica: Alemanha 1 x 2 Japão (1ª rodada do Grupo E da Copa do Mundo de 2022)

Elenco da Alemanha: Neuer; Raum, Rudiger, Schlotterbeck e Sule; Kimmich, Gundogan (Goretzka) e Thomas Muller (Hofmann); Musiala (Gotze), Gnabry (Moukoko) e Havertz (Fullkrug). Técnico: Hans-Dieter Flick.

Elenco do Japão: Gonda; Sakai (Minamino), Yoshida, Itakura e Nagatomo (Mitoma); Endo, Tanaka (Doan) e Kamada; Ito, Kubo (Tomiyasu) e Maeda (Asano). Técnico: Hajime Moriyasu.

Gols: Ilkay Gundogan (aos 32′ do 1º tempo); Doan (aos 30′ do 2º tempo) e Asano (aos 37′ do 2º tempo)

Árbitro: Ivan Barton (ESA) Assistentes: David Moran (ESA) e Zachari Zeegelaar (SUR)

Foto Destaque: Jogadores da seleção japonesa comemoram gol da vitória contra a Alemanha. (Reprodução/Instagram)

Residente da Baixada Fluminense, mais precisamente do município de Belford Roxo, encontrei no jornalismo a caminho para dar voz aos menos ouvidos. "Jornalismo que te move".
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile