Ana Moser é anunciada como ministra do Esportes

Guilherme Tabosa Por Guilherme Tabosa
3 min de leitura

A ex-jogadora de vôlei, Ana Moser, foi anunciada, nesta quinta-feira, 29, como a futura ministra do Esporte no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ana, os demais ministros e o presidente tomam posse na próximo domingo, 1. Ela tem 54 anos e será a primeira mulher a comandar o Ministério. A pasta foi criada novamente, já que no governo Bolsonaro foi extinta. Foi transformada na Secretaria Especial do Esporte, subordinada pelo Ministério da Cidadania. O Ministério do Esporte foi desenvolvido em 1995, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Pelé foi o primeiro a assumir a pasta.

Ana Moser fez parte de toda a transição de governo. Se preocupa com o do esporte brasileiro e é diretora do projeto ”Atletas do Brasil”, iniciativa composta por atletas e ex-atletas, que visam melhorias nas modalidades esportivas e avanços sociais no Brasil. Ela também criou o Instituito Esportes & Educação (IEE) em 2001, que já atendeu 6 milhões de crianças e jovens e qualificou mais de 66 mil professores e educadores em todo o país. Ana Moser defendeu fortemente o Bolsa Atleta, que financia esportistas com pouca visibilidade e afirmou que irá trabalhar para extender essa política para mais atletas em formação.


Ana Moser foi medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996 (Foto: Reprodução/UOL)


Carreira de Ana Moser

Ana Beatriz Moser nasceu em Blumenau, em Santa Catarina, em 14 de agosto de 1968 e é medalhista olímpica e mundial. Ela começou no vôlei aos cinco anos e se tornou atleta profissional de aos 15. Ponteira da seleção, fez história no vôlei feminino do Brasil. Estreou na Olimpíadas de Seul, na Coréia do Sul, em 1988, e também participou da campanha olímpica em Barcelona, na Espanha, em 1992. No entanto, alcançou a glória máxima em Atlanta, nos Estados Unidos, conquistando a medalha de bronze, a primeira na história da categoria. Se sagrou medalhista vencendo a Rússia por 3 a 2. 

 

Foto destaque: Ana Loser é a nova ministra do Esporte. Reprodução/Máquina do Esporte

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile