O Brasil conquistou neste domingo (12/02) o título do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2023, ao vencer o Uruguai no último jogo do hexagonal final, por 2 a 0, com gols de Andrey e Pedrinho. Assim como em toda a campanha, o volante Andrey teve papel decisivo nesta vitória. Após a partida no Estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia, ele procurou destacar o esforço coletivo.
– “Foi fruto de muito trabalho. Não só meu, como dos meus companheiros. Viemos trabalhando desde o primeiro dia. Nosso objetivo maior era o título. Só Deus sabe, quem está aqui presente, sabem o quanto a gente trabalhou, o quanto a gente batalhou, o quanto a gente abdicou de coisas para conseguir (o título). Só quero agradecer por esse grupo maravilhoso. Agora somos campeões” – declarou Andrey.
Andrey foi peça chave na campanha do Brasil (Foto : Reprodução/Rafael Ribeiro)
A Seleção Canarinho chegou ao seu último compromisso no hexagonal final dois pontos atrás do Uruguai, e precisando ganhar para ficar com a Taça. O primeiro tempo foi equilibrado, nenhuma das equipe ameaçou o time adversario. Na segunda etapa, após boa jogada de Kaiki pela esquerda e cruzamento na área, Andrey cabeceou consciente para o fundo das redes. Já aos 47′, Pedrinho marcou um golaço no contra ataque e fechou a conta.
O Brasil volta a ser campeão do campeonato sul-americano da categoria 12 anos depois do último título, em 2011. E não perdeu uma vez sequer nesta campanha. A Seleção Brasileira é a que tem o maior número de títulos da competição: agora são 12.
Andrey foi eleito o melhor jogador do torneio e foi um dos artilheiros deste Sul-Americano, com seis gols, ao lado do compatriota Vitor Roque. O jovem de 18 anos agora se preprara para começar sua caminhada no Chelsea, da Inlgaterra.
O Mundial sub-20 de futebol acontecerá entre os meses de maio e junho deste ano, na Indonésia, além do Brasil e do país-sede, outras 14 seleções já estão garantidas dentre as 24 participantes, restando as vagas da África e da Ásia, ainda a definir.