Andrey se aproxima da Premier League após atuação em jogo pelo Brasil

Bruno Magalhães Por Bruno Magalhães
5 min de leitura

O volante vascaíno Andrey Santos está cada vez mais próximo da pontuação necessária para, enfim, rumar à Inglaterra e jogar a Premier League pelo Chelsea, muito graças a sua convocação recente para defender a Seleção Brasileira.


                                 

Andrey posando com a camisa do Chelsea, após a compra pelo feita pelos ingleses (Foto-Divulgação/Chelsea)


Por ter disputado o amistoso que a Seleção Brasileira fez frente a Marrocos, em Tanger, no último sábado (25), Andrey assegurou pontos importantes para adquirir o visto de trabalho na Inglaterra.


                                       

Andrey, volante da seleção brasileira, em ação contra o Marrocos (Foto-Fadel Senna / AFP)


O jovem, de acordo com as regras da da Premier League, adquiriu oito pontos por ter disputado entre 1% e 9% dos jogos da seleção brasileira nos últimos 12 meses, caso o volante tivesse participado de 30% o visto seria automático.

Foi feito uma apuração baseado no complexo regulamento da Premier League a respeito dos pontos, e o advogado Gustavo Awad, formado em Direito na Inglaterra pela University of Exeter e mestrado (LLM) na Kings College London, concordou com os cálculos e falou da importância da seleção brasileira ser a primeira no ranking de seleções.

– Temos observado um número maior de jovens talentos brasileiros na Inglaterra como resultado do ranking da seleção (top 10) e da avaliação do Campeonato Brasileiro Série A no “Band 3” do critério de pontos da FA – disse Gustavo Awad, membro do Bichara e Motta Advogados.

Andrey foi titular contra a seleção de Marrocos, em um amistoso e jogou até os 19 minutos do segundo tempo, quando foi substituído pelo meia do Palmeiras, Raphael Veiga.

Um dos fatos do jovem aceitar voltar ao Brasil e jogar por empréstimo no time do Vasco da Gama, a onde foi revelado, foi o fato da CBF ter sinalizado ao stafe de Andrey sobre a possibilidade de convocação para o amistoso contra Marrocos.

Agora Andrey soma 11 pontos, a onde são necessários 15 pontos para conseguir a pontuação e enfim poder atuar pelo Chelsea na Premier League. Agora a expectativa é que jogando pelo Vasco na Série A do brasileirão, o jogador consiga até julho a pontuação necessária e retornará à Inglaterra após o fim do empréstimo ao Vasco.

O jogador já havia conquistado três pontos pelos seguintes motivos:

* Jogou mais de 80% da Série B de 2022 = 1 ponto
* Foi jovem estreante da Série B de 2022 = 1 ponto
* Conseguiu acesso para a Série A = 1 ponto

Agora ao entrar em campo pela equipe vascaína o jogador somará mais quatro pontos por ser jovem estreante. O que junto a sua estreia pela na Seleção, já lhe garantiu o visto de trabalho. Os demais pontos serão adquiridos de acordo com sua minutagem em campo.

* 90-100% minutos = 8
* 80-89% = 7
* 70-79% = 6
* 60-69% = 5
* 50-59% = 4
* 40-49% = 3
* 30-39% = 2

O jogador tem empréstimo com o Vasco até o dia 30 de julho, mas elevainda disputará o Mundial sub-20 com a Seleção. O torneio não soma pontos para o ranking da Premier League, porém soma prestígio que pode servir como argumento numa eventual apelação ao painel que decide sobre os vistos da Premier League. O jogador é peça chave e capitão da seleção brasileira, e sempre é um dos destaques da equipe comandada por Ramon Menezes.


                                 

Andrey durante atuação pela seleção brasileira sub-20 (Foto-Rafael Ribeiro/CBF)


Após o anúncio de sua contratação junto à equipe de Londres, o Chelsea chegou a solicitar o visto de trabalho para Andrey poder atuar, mas não obteve sucesso. Nisso, ele retornou ao Brasil, pelo Vasco, para conseguir jogar e, ao mesmo tempo, conquistar a pontuação pelas competições disputadas no Cruzmaltino e na Seleção Brasileira.

 

Foto Destaque: Andrey Santos com a camisa do Vasco da Gama. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile