No Grande Prêmio de Abu Dhabi, Charles Leclerc comanda o segundo treino abreviado por colisões envolvendo Sainz e Hulkenberg resultaram em duas bandeiras vermelhas, limitando a sessão a apenas 25 minutos de bandeira verde.
Enquanto a presença de dez estreantes no primeiro treino do GP de Abu Dhabi não teve impacto significativo na sessão, o mesmo não pode ser dito do segundo treino, liderado nesta sexta-feira por Charles Leclerc, incidentes com Carlos Sainz e Nico Hulkenberg acionaram bandeiras vermelhas, o que foi responsável por tomar 35 minutos da atividade.
Alpha Tauri no TL de Abu Dhabi. (Foto:reprodução/band.uol)
A volta rápida de Leclerc, registrando 1m24s809, o colocou à frente de Lando Norris e Max Verstappen. Entre interrupções e retomadas, George Russel liderou boa parte do treino, sendo o mais veloz no TL1. No entanto, nos últimos dez minutos, Leclerc surgiu com pneus macios, realizando a volta mais rápida da sessão e superando Valtteri Bottas.
O piloto da Ferrari manteve a liderança mesmo diante dos esforços de Norris, que ficou a 0s043 de distância, e Verstappen, que subiu do 11º para o terceiro lugar nos últimos dois minutos. Dos pilotos que assumiram o volante pela primeira vez no dia, após cederem seus lugares aos pilotos das academias de suas respectivas equipes no TL1, Leclerc foi o melhor colocado, seguido de perto por Verstappen, que ficou em terceiro.
O treino livre foi interrompido
Zhou também se destacou ao alcançar o quarto tempo da sessão, utilizando pneus macios, e terminando em sétimo. Russel estabeleceu o tempo de referência com pneus médios nos minutos iniciais, com uma vantagem de 0s4 sobre Ricciardo. No entanto, o treino foi interrompido aos nove minutos com uma bandeira vermelha, após Carlos Sainz colidir na curva 3. O piloto da Ferrari perdeu o controle na entrada da curva, rodando em alta velocidade e atingindo a barreira de proteção.
A sessão ficou interrompida por cerca de 2 minutos e foi retomada com 26 minutos restantes. No entanto, Hulkenberg perdeu o controle na curva 1 e colidiu com o muro traseiro, provocando uma nova interrupção que pausou a atividade por mais dez minutos. Com 12 minutos restantes no cronômetro, Norris assumiu a liderança sobre Russel. Piastri veio em seguida, utilizando pneus macios, mas teve sua volta superada por Bottas nos mesmos compostos. Logo depois, Leclerc garantiu a posição, abrindo 0s2 sobre o competidor da Alfa Romeo e mantendo a posição mesmo diante das últimas voltas Norris e Verstappen.
Acompanhe a programação do GP
Sábado, 7h30 treino livre 3
Sábado, 11h classificação
Domingo, 10h corrida
A transmissão acontecerá na Bandsports, Bandplay e F1 TV
Foto destaque: treino Livre em Abu Dhabi. (Reprodução/autox)