Arábia Saudita não irá mais tentar sediar a Copa do Mundo de 2030

Por Ana Gomez
3 min de leitura

Segundo o jornal espanhol Marca, a Arábia Saudita desistiu de tentar sediar a Copa do Mundo de 2030, edição que marca o centenário do torneio. O país reconheceu a dificuldade de competir para sediar a competição.

Recentemente, o país vem chamando atenção no mercado devido as transferências por conta das contratações milionárias dos clubes de sua liga, levando muitos craques da Europa, para aumentar a competitividade local. Essa medida era considerada parte da campanha para a candidatura.


Arábia Saudita desiste de tentar sediar a Copa do Mundo de 2030. Foto: reprodução/Franck Fife/AFP


O país não tinha lançado a candidatura oficial, mas a pretensão era de conhecimento geral. Segundo a publicação do jornal, nesta quinta-feira (22), Faisal bin Farhan, chanceler saudita, se juntou com os representantes da Grécia e Egito para comunicar a decisão. Os países conversavam sobre uma candidatura em conjunto.

O jornal ainda informou que um dos principais motivos para a desistência do país árabe foi a candidatura forte de Espanha, Portugal e Marrocos, que ainda contam com o apoio da Uefa. Os sauditas analisaram que estes países possuem grande vantagem em vários aspectos e são favoritos para sediarem a principal competição de futebol do planeta.

Apenas a candidatura dos quatro países sul-americanos: Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, se apresentou como adversário pela briga para ser a sede da competição. O anúncio oficial a Fifa sobre a sede acontece em um congresso no ano que vem, que ainda não possui data definida.

As candidaturas com mais de um país ganharam força depois da Fifa anunciar a disputa da Copa do Mundo com 48 seleções. A partir da próxima edição, serão disputadas 80 partidas no total durante a competição. Na última copa, que foi disputada no Catar, e no total foram disputados 64 jogos.

A próxima copa acontece em 2026, e será a segunda realizada em mais de um país. Os países sedes são: Estados Unidos, Canadá e México. Antes, isso só havia acontecido em 2002, com Japão e Coreia do Sul, onde o Brasil acabou sendo campeão e conquistou o quinto título na competição.

Foto destaque: Taça da Copa do Mundo. Reprodução/Getty Images

Escrevo para a editoria de esportes e reviso os textos
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile