Francis Ngannou estreou no boxe profissional no último sábado (28), em Riad, na Arábia Saudita. Na superluta, Ngannou lutou de igual para igual com Tyson Fury, campeão mundial dos pesos-pesados da modalidade. Com um knockdown, derrubou o britânico no terceiro assalto, foi até o gongo final e fez luta parelha, mas acabou perdendo por decisão dividida dos juízes (95-94 Ngannou, 96-93 Fury, 95-94 Fury). Tyson Fury é conceituado como o melhor lutador ativo de boxe pela categoria dos pesos-pesados pelo Transnational Boxing Ranking Boards, e o segundo pelo BoxRec. Já Francis Nagannau é ex-campeão do UFC e atual lutador do PFL.
O resultado desagradou os astros da NBA
A luta de boxe entre o britânico e o camaronês ficou entre os tópico mais comentados nas redes sociais na noite do último sábado (28). Diversos artistas também acompanharam o evento e, em sua maioria, não concordaram com a decisão dividida a favor de Fury, campeão mundial da modalidade.
Nas suas redes sociais, LeBron James escreveu decepcionado: “Exatamente por isso que eu não vejo boxe! Qual foi, cara!”, escreveu o “Rei”, decepcionado.
Damian Lillard, do Milwaukee Bucks, não gostou da posição dos juízes. “Fury acabou de perder essa luta… Uau”, escreveu ele, antes de saber a decisão. Logo após, sem acreditar, ainda postou: “Que diabos!?”
O camaronês Joel Embiid, do Philadelphia 76ers, disse que o resultado foi “roubado”. Em seu Twitter, escreveu: “Não é possível, Francis foi roubado”.
Os Youtubers, que agora são boxeadores, Jake e Logan Paul, também não gostaram da sentença. Disse Jake Paul: “Decisão dividida… Parece familiar”.
Já Logan Paul disse: “É muito ruim ver Ngannou ser claramente roubado dessa forma… O boxe precisa de um sistema mais objetivo para a pontuação. A subjetividade e o viés inerente de juízes escolhidos a mão estão arruinando a credibilidade do esporte”.
Confira a seguir algumas reações:
{slide}
Ngannou lutou de igual para igual
Apesar da vontade de Ngannou lutar boxe ser algo antigo, o sonho se fortaleceu após ele ser campeão peso-pesado do UFC em março de 2021. Para poder participar da Superluta, ele teve que esperar o final do seu contrato com o Ultimate, após o presidente Dana White se recusar a liberá-lo.
A luta contou com a presença de várias celebridades, como Ronaldo Nazário, Cristiano Ronaldo, Sadio Mane, Luís Figo e Rio Ferdinand, do futebol; e Kanye West e Eminem, rappers e empresários. Também apareceram Evander Holyfield, Sugar Ray Leonard, Manny Pacquiao e Roy Jones Jr, lendas do ringue, e do cage, como Chuck Liddell, Randy Couture, Rampage Jackson, Conor McGregor, Junior Cigano e Frank Mir.
Foto destaque: A luta fou acirrada. (Reprodução/Justin Setterfield/Getty Images)