Precisando vencer para acompanhar os adversários que lutam pela vaga na Libertadores dentro do Campeonato Brasileiro, o Athletico Paranaense conseguiu mais três pontos importantes na noite desta quarta-feira, ao derrotar o América Mineiro dentro da Ligga Arena pelo placar de 3 a 2. Na partida válida pela vigésima nona rodada do torneio, o Furacão chegou a sair em desavantagem cedo, mas pressionando o adversário logo em seguida, conseguiu a virada e tranqulizar o resultado durante o segundo tempo.
Susto no começo, mas virada consistente
Começando no estilo em que a torcida paranaense mais se acostumou em ver o Athletico jogando dentro de casa, a equipe do técnico Wesley Carvalho teve um bom momento de pressão ao América nos primeiros minutos. Porém, a iniciativa em abrir o placar não chegou a ser o suficiente, principalmente pelos espaços deixados na defesa, resultando no tento da equipe mineira aos 11. Aproveitando o corte parcial de Cacá para a entrada da grande área, Mastriani dominou com estilo e soltou uma bomba no ângulo, encobrindo o goleiro Bento, marcando um lindo gol para os visitantes.
Saindo atrás do marcador em pouco tempo de partida, os donos da casa precisaram ir para cima em busca do empate e depois de várias tentativas bloqueadas pela defesa, Erick conseguiu furar o bloqueio. Na cobrança curta no escanteio, Cuello levantou para a área e o volante atleticano aproveitou a falha adversária para pegar a sobra, mandando a bola nas redes do América. A pressão ofensiva do Furacão não perdeu efeito e a virada dos paranaenses parecia mais questão de tempo. Antes do intervalo, a jogada que começou com o lateral Esquivel, passou por Fernandinho, Zapelli e Canobbio até encontrar Pablo livre, so precisando completar no gol vazio, virando para 2 a 1. A sequência ainda ficou melhor e o terceiro saiu nos acréscimos, Canobbio novamente participou do lance, deixando para Vitor Bueno experimentar de longe, acertando o ângulo do goleiro Jori.
Vitor Bueno também marcou para o Athletico (Foto: Reprodução/João Heim)
Resultado importante para a sequência
Após a virada para o segundo tempo, a vantagem no placar para os donos da casa parecia ficar ameaçada logo no ínicio da etapa final em chances criadas por Juninho. Na primeira oportunidade do capitão do América, aos 7 minutos, a bola acabou bloqueada por Thiago Heleno, que conseguiu se recuperar no lance, mandando para escanteio. Já na segunda, Bento precisou aparecer, após a jogada do próprio volante, Mastriani aproveitou a sobra do cruzamento e tentou uma bicicleta, obrigando o goleiro atleticano se esticar inteiro para evitar o desconto da equipe mineira.
Como resposta pelo lado paranaense, Zapelli poderia ter aumentado ainda mais o resultado a favor dos mandantes, mas ao pegar a sobra da defesa de Jori aos 14 minutos, o acabou mandando por cima da meta, mesmo com o arqueiro adversário já vendido no lance. Perto do apito final, em outra falha defensiva do Athletico, Cazares avançou na direita do ataque e cruzou na área, chegando na medida para Emmanuel Martínez completar, colocando fogo no jogo. Mesmo com trocações nos últimos minutos do confronto, nenhum lance alterou o placar na Ligga Arena, dando uma vitória super importante para o Furacão.
Os melhores momentos da partida. (Vídeo: Reprodução/Youtube)
Com outra vitória diante do seu torcedor na capital paranaense, o Athletico segue na caça para alcançar a vaga direta para a Libertadores de 2024 pelo Campeonato Brasileiro. A equipe fica por enquanto na quinta posição da tabela com com 48 pontos, dois atrás do Flamengo. Por outro lado, dentro da zona do rebaixamento, o América Mineiro segue em uma situação quase irrversível, sendo o lanterna com apenas 19 pontos, tendo que descontar 12 pontos caso queira evitar a queda para a Série B. Na próxima rodada do nacional, o Furacão encara o São Paulo novamente na Ligga Arena no domingo (29), em jogo marcado às 16h. Já no sábado, o Coelho recebe o Grêmio às 19h.
Foto Destaque: jogadores do Borussia Dortmund comemoram a vitória. Reprodução/Gabriel Machado/ Agif/Gazeta Press