A campanha do Athletico Paranaense dentro da Conmebol Libertadores teve seu final na noite desta terça-feira (08), onde a equipe comandada por Wesley Carvalho acabou vencendo o Bolívar dentro da Ligga Arena pelo placar de 2×0 no tempo normal, mas foi derrotado nas penalidades. O segundo jogo das oitavas de final contou com uma vantagem inicial para os visitantes, que construiram o resultado em La Paz na semana passada.
Vitor Roque empatou a partida no placar agregado (Foto: Reprodução/Gettyimages)
Tempo Normal
Por ter vencido o primeiro confronto dentro do seu estádio, o Bolívar tentou administrar a vantagem dentro da Ligga Arena e não dificultou a criação do adversário. Por outro lado, o Furacão sofreu com a ansiedade de abrir o marcador e mesmo finalizando muito no primeiro tempo, só conseguiu descontar aos 25 minutos. Canobbio recebeu em velocidade pela ponta esquerda e tentou se livar da marcação antes de concluir ao gol, a bola bateu no braço de Bentaberry, penalidade assinalada após revisão do VAR. Fernandinho foi encarregado da cobrança e converteu ao bater no canto do goleiro boliviano.
A pressão dos brasileiros seguiu, e Vitor Roque desperdiçou outra oportunidade três minutos depois. A jogada do atacante, novamente pela ponta esquerda, terminou bloqueada pela marcação e o rebote também terminou melhor para os visitantes. Como resposta, o Bolíva chegou a empatar o confronto antes do intervalo com Rodríguez, mas antes da conclusão foi marcada uma falta em Thiago Heleno, revisada pelo VAR.
No segundo tempo, a equipe boliviana continuou no ataque e assustaram a meta do Furacão duas vezes nos minutos iniciais. A primeira aconteceu aos 3, em uma cobrança de falta defendida pelo goleiro do Furacão. Já a segunda foi aos 11, no chute de Francisco da Costa, Bento salvou com o peito e o rebote parou em Thiago Heleno, que tirou a finalização em cima da linha. Depois de quase sofrer o empate, o Athletico voltou a comandar as ações, principalmente com Canobbio. O atacante uruguaio invadiu a área do Bolívar e deixou para Vitor Roque ir as redes, deixando tudo igual no agregado. Os paranaenses também desperdiçaram chances de garantir a classificação, mas tudo levou para os pênaltis.
Bento durante a disputa de pênaltis (Foto: Reprodução/Gettyimages)
Disputa de Pênaltis
Depois de vencer o confronto no tempo normal pelo placar de 2×0, somando 3×3 no agregado, a partida acabou indo para os pênaltis. A equipe boliviana começou em vantagem na cobrança de Bejarano e Marcelo Cirino quase despediçou sua batida, mas a bola acabou entrando após defesa parcial do goleiro. Até a última cobrança das duas equipes, todos os jogadores converteram, deixando a decisão nos pés de Thiago Heleno e o capitão do Athletico finalizou no alto, acertando a trave de Lampe, classificando o Bolívar para a próxima fase da Libertadores. O time de La Paz vai enfrentar o Internacional, que também garantiu sua vaga nas quartas de final nas penalidades contra o River Plate da Argentina.
Os melhores momentos da partida. (Vídeo: Reprodução/Youtube)
Mesmo sendo o vice-campeão do continental no ano passado, o Athletico Paranaense se despediu da competição, enquanto os adversários voltam a campo pelo torneio nas semanas dos dias 23 e 30 ainda nesse mês de agosto. O próximo confronto do Furacão no calendário é pelo Campeonato Brasileiro contra o Cuiabá na terça-feira (15), às 20h, novamente na Ligga Arena, em Curitiba. Vale lembrar que a equipe tenta voltar ao caminha das vitórias, vindo de dois empates nas últimas rodadas.
Foto Destaque: Thiago Heleno lamentando pênalti perdido pelo Athletico Paranaense. Reprodução/Twitter