Atletas brasileiros somam 1375 medalhas nos Jogos Pan-Americanos

3 min de leitura

Na próxima sexta-feira (21), começará a 19ª edição dos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile, que contará com a presença de 600 atletas brasileiros. O Brasil é uma grande potência na competição, somando 1375 medalhas, sendo 383 ouros, 402 pratas e 590 bronzes. No quadro geral, o país ocupa o quarto lugar, atrás apenas de Estados Unidos, Cuba e Canadá. 


Arte de divulgação dos atletas brasileiros que estarão presentes em Santiago (Foto: Reprodução/Instagram/@santiago2023oficial)


Lista de Esperanças 

Na história, o maior medalhista do Brasil é o nadador Thiago Pereira. Em seu currículo, o atleta conta com 15 ouros, 4 pratas e 4 bronzes, estes conquistados entre as edições de 2003, na República Dominicana, e 2015, no Canadá.

Tal feito o coloca como o maior medalhista em números absolutos entre competidores de todos os países. Quanto a outros critérios, Thiago ocupa o segundo lugar, sendo o primeiro destinado ao ginasta cubano Erick Lopes, que tem 18 ouros, 3 pratas e 1 bronze.

Leonardo de Deus, que disputará os Jogos do Pan, em Santiago, pode ingressar na lista dos dez maiores medalhistas do Brasil. No momento, ele está com 4 ouros, 2 pratas e 3 bronzes, e é considerado favorito ao título dos 200 metros borboleta.

No tênis de mesa, Hugo Calderano, ostenta 4 ouros e 1 bronze, podendo levar mais dois títulos, no individual e por equipe, provas na qual é cotado para o título.

Fechando a listagem, o nadador Marcelo Chierighini, com 4 ouros, 2 pratas e 1 bronze, vai disputar muitas provas e poderá participar desse grupo exclusivo.

Existe ainda, a possibilidade de Barbara Domingos, que tem 1 prata, conquistar 5 ouros no individual da ginástica rítmica em terras chilenas. Com base nos resultados do Mundial, ela está com o favoritismo.

Rostos Conhecidos e Novas Expectativas

Alguns rostos conhecidos estarão presentes na capital chilena, como a fadinha Rayssa Leal no skate street, Rebeca Andrade na ginástica artística, Marcus Vinicius D’Almeida no tiro com arco, e também as equipes masculina e feminina de handebol.

A abertura dos Jogos Pan-Americanos ocorrerá no dia 20 de outubro e seu encerramento, 5 de novembro. 

 

Foto de Capa: Nadador Thiago Pereira posando com suas medalhas dos Jogos Pan-Americanos (Foto: Reprodução/Orlando Bento/Instagram)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile