Atletas espanholas rejeitam convocação da nova técnica

Ana Gomez Por Ana Gomez
3 min de leitura

Na última segunda-feira (18), a seleção espanhola foi convocada, Alexia Putellas e outras jogadoras publicaram nas redes sociais um comunicado explicando ao público a decisão de não aceitar o chamado de Montse Tomé, nova treinadora.

A convocação

Tomé convocou 23 jogadoras, incluindo 19 que assinaram na semana passada um manifesto renunciando a jogar pela Espanha até que haja mudanças estruturais na Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). A estreia da técnica acontecerá na próxima sexta-feira (22), contra a Suécia, pela Liga das Nações.

A convocação das atletas causou surpresa, e poucas horas depois do anúncio, o grupo se manifestou nas redes sociais o seu desacordo. Além de Putellas, as jogadoras Mapi León, Irene Paredes, Aitana Bonmatí, Mariona Caldentey, Patri Guijarro, Cata Coll, Misa Rodríguez e Teresa Abelleira, já postaram a nota em suas contas nas redes.

As jogadoras mantiveram a posição já firmada, porém, agora prometem estudar “as possíveis consequências legais” às quais acreditam terem sido expostas pela federação espanhola.


Comunicado das jogadoras espanholas. Foto: reprodução/x/@alexiaputellas


O comunicado revela: “como jogadoras profissionais de elite e após todo o acontecido no dia de hoje, estudaremos as possíveis consequências legais às quais nos expõe a RFEF ao nos coloca em uma lista em que tínhamos pedido para não ser convocadas por razões já explicadas publicamente e com mais detalhes para a RFEF, e com isso tomar a melhor decisão para o nosso futuro e para nossa saúde”.

Apoio as jogadoras da Espanha

Filippa Angeldahl, meia da Suécia, manifestou apoio às atletas espanholas. Em uma entrevista coletiva a jogadora afirmou: “elas precisam sentir todo o apoio que existe ao seu redor, outros países as apoiam em qualquer decisão que tomem. Se sentem que precisam boicotar o jogo para que algo aconteça, está claro que nós vamos apoiá-las. A luta espanhola leva muito tempo, não creio que ninguém quisesse parar por algo assim. É preciso muito para dizer não a uma seleção”.

Segundo a legislação esportiva espanhola, atletas que recusam convocação para uma seleção nacional sem apresentar uma justificativa razoável estão sujeitos a penalidades, que vão desde uma multa até mesmo uma suspensão de até cinco anos.

Foto destaque: jogadoras da Espanha. Reprodução/Instagram/@alexiaputellas

Por Ana Gomez
Escrevo para a editoria de esportes e reviso os textos
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile