Bárbara Domingos conquista vaga olímpica para o Brasil

Ana Gomez Por Ana Gomez
3 min de leitura

Nesta quinta-feira (24), em Valência, na Espanha, Bárbara Domingos conquistou resultados históricos para o Brasil no Mundial de ginástica rítmica. A ginasta escolheu uma música de Lady Gaga e “Garota de Ipanema” para fazer sucesso nas performances, o que resultou em uma classificatória com a 14ª posição no individual, garantindo a classificação para a final de sábado, além de estar garantida para as Olimpíadas de 2024.

Bárbara ainda alcançou a final inédita de maças com a oitava colocação. Na decisão, ela acabou em sétimo. Foi a primeira vez na história que uma brasileira chegou a uma final por aparelhos em um Mundial.

Geovanna Santos quase conquistou a segunda vaga olímpica para o Brasil. No primeiro dia de classificatórias, ela terminou na 13ª posição, dentro da zona de classificação, até a 17ª colocada passou. Porém, no segundo dia a ginasta cometeu alguns erros e terminou na 21ª colocação.


Bárbara conquista vaga para os Jogos Olímpicos de Paris. Reprodução/Twitter/@cbginastica


Bárbara perdeu para Rut Castillo, a classificação para os jogos de Tóquio ao ficar com a prata no Pan-Americano de 2021. Desde então a ginasta brasileira vem crescendo e impondo o seu nome nas competições. Ela se consagrou campeã no pan-americano deste ano, conquistou o primeiro ouro do Brasil em uma etapa do Grand Prix e as primeiras medalhas individuais em etapas de Copa do Mundo.

A classificação

Bárbara fez um bom primeiro dia, onde terminou com a 20ª posição, fora da zona de classificação. Nesta quinta, ela cresceu nos dois shows. A primeira música escolhida foi “Bad Romance”, de Lady Gaga, onde conseguiu 30,700 pontos na fita, seu principal aparelho.

Nas maças, a ginasta optou pela música “Garota de Ipanema”, onde conseguiu uma pontuação melhor, 31,700 pontos e a oitava posição do aparelho. Na final, horas depois, Bárbara somou 31,050, e finalizou em sétimo.

Descartando os 29,800 pontos do arco e somando os 32,100 da bola no primeiro dia, Bárbara somou 94,500 pontos e terminou na 15ª posição.

Vaga olímpica

A vaga conquistada por Bárbara é para o Brasil. A expectativa é que a ginasta represente o país nos Jogos Olímpicos, mas somente a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) é que vai decidir quem irá representar o país nos Jogos Olímpicos em Paris. Não existe mais a possibilidade de conquistar uma segunda vaga no individual.

O conjunto do Brasil irá buscar uma vaga olímpica no Mundial em Valência. Nesta sexta-feira (25), cinco postos vão estar em disputa.

Foto destaque: Bárbara Domingos no Mundial de Valência. Reprodução/Ricardo Bufolin/CBG

Por Ana Gomez
Escrevo para a editoria de esportes e reviso os textos
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile