Barranquilla não será mais sede do Pan 2027

Caroline Barbosa Por Caroline Barbosa
3 min de leitura

Nesta quarta-feira (03), a PanAm Sports, entidade responsável pelos Jogos Pan-Americanos comunicou que o Pan 2027 não terá mais a sede em Barranquilla, Colômbia, escolhida desde 2021.

Barranquilla deixa ser sede para Pan 2027

“A Panam Sports informa a todos que seu Comitê Executivo decidiu, de forma unânime, retirar a sede dos XX Jogos Pan-Americanos da cidade de Barranquilla, na Colômbia. A resolução foi tomada após inúmeras quebras de contratos”, anunciou a entidade.

Os colombianos não cumpriram diversas cláusulas do contrato, e, segundo a entidade, “Cabe destacar que, no dia 19 de outubro, numa reunião em Santiago, e após receber uma carta oficial das autoridades colombianas datada de 25 de outubro, Barranquilla solicitou uma prorrogação dos prazos para poder cumprir o contrato”. O prazo seria entre os dias 30 de dezembro de 2023 e 30 de janeiro de 2024, contudo, com novos descumprimentos dos colombianos, a Panam retirou a cidade da sede dos jogos de 2027. Barranquilla não pagou duas parcelas de US$ 4 milhões (cerca de R$45 milhões) como garantia aos donos do Pan. 

A decisão deixa em aberto a próxima sede para o Pan 2027. A última edição ocorreu em Santiago, no Chile, em outubro e novembro de 2023. A Prefeitura de São Paulo e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) manisfetaram interesse para receber o evento, porém não oficializou candidatura nem para 2027 nem 2031.


Rebeca Andrade com a medalha de ouro da trave — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Rebeca Andrade com a medalha de ouro da trave (Foto: reprodução/Ricardo Bufolin/CBG)


Brasil no Pan 2023

Na última edição dos Jogos Pan-Americanos (2023), o Brasil totalizou 205 medalhas, sendo 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes, batendo recorde. O país conseguiu se classificar para as Olímpiadas Paris 2024 em diversas modalidades, como handebol feminino (14 atletas), boxe (9), hipismo (6), natação (2), pentalo moderno (1), tênis (1), tiro com arco (1) e vela (4). Rebeca Andrade, campeã olímpica e mundial, disputou os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez e finalizou com duas medalhas de ouro e duas de prata.

Foto destaque: Panam Sports, organização desportiva pan-americana (Reprodução/www.panamsports.org)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile