Em jogo movimentado, a Bélgica venceu o Canadá por 1 a 0 na estreia das duas seleções no Grupo F da Copa do Mundo no estádio Ahmad Bin Ali. O gol belga foi marcado por Batshuayi no fim do primeiro tempo. A partida ainda foi marcada pelo pênalti defendido por Courtois em cobrança de Alphonso Davies quando o jogo ainda estava 0 a 0.
O jogo foi mais difícil do que se esperava para os belgas. O domínio nos 90 minutos foi praticamente todo do Canadá, porém, a seleção canadense se precipitou muito nas finalizações e quase não conseguiu acertar o alvo de Courtois.
1° tempo
A partida começou com o Canadá em cima buscando o primeiro gol. Logo aos oito minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio, Buchanan chutou a bola e ela desviou no braço esquerdo de Carrasco. Com a ajuda do VAR, o árbitro marcou o pênalti e aplicou cartão amarelo para o jogador belga. Na cobrança, Davies bateu e Courtois foi buscar mantendo o jogo no 0 a 0. Quem achou que a Bélgica fosse acordar se enganou, a seleção canadense manteve o ímpeto durante todo o primeiro tempo, porém sempre buscava a solução mais difícil na hora de decidir, pareciam ansiosos para marcar o primeiro gol da seleção na história das Copas. Aos 29’, Johnston recebeu passe de Hoilett e bateu firme, obrigando Courtois a fazer uma boa defesa. Aos 38’, o lateral Laryea recebeu no fundo e foi derrubado dentro da área por Witsel, os canadenses pediram pênalti, porém, o árbitro Janny Sikazwe, após revisão do VAR, mandou o jogo seguir. Após diversas chances perdidas, a Bélgica precisou de uma bola para abrir o placar, e foi aos 43’, com Batshuayi. Vertonghen achou belo lançamento para o atacante, que protegeu a bola e chutou com força e no alto, sem chances para o goleiro Borjan.
Courtois comemora após defesa de pênalti (Foto: Reprodução/fifaworldcup)
2° tempo
A segunda etapa não fugiu muito do contexto da primeira. O Canadá tentando jogar e a Bélgica, que esteve muito abaixo, tentando os contra-ataques. Logo aos 2 minutos, após belo lance de Eustáquio, a bola chegou na área e o atacante Jonathan Davies cabeceou para fora. O Canadá até que tentou muito, mas como no primeiro tempo, pareciam afobados nas tomadas de decisão. Em contrapartida, a Bélgica tinha os contra-ataques, mas não conseguia matar o jogo. Batshuayi teve ao menos duas oportunidades de decidir, porém não conseguiu finalizar. Ao todo, o Canadá teve 21 finalizações sendo apenas 3 no gol.
Se manter o nível de intensidade, o Canadá pode brigar por uma vaga nas oitavas e complicar a vida da Croácia. Por outro lado, esperava-se mais da famosa geração belga, mas não foi isso que aconteceu no jogo de hoje, onde foi dominada por uma seleção inferior.
Melhores momentos de Bélgica x Canadá (Reprodução/CazeTV)
As duas seleções voltam a campo no próximo domingo (27). A Bélgica enfrenta Marrocos às 10h no Al Thumama, e o Canadá duela contra a Croácia no Estádio Internacional Khalifa.
Ficha técnica:
Bélgica: Courtois; Dendoncker, Alderweireld e Vertonghen; Castagne, Tielemans (Onana), Witsel, De Bruyne e Carrasco (Meunier); Hazard (Trossard) e Batshuayi (Openda). Técnico: Roberto Martínez.
Canadá: Brojan; Johnston, Steven Vitória e Miller; Laryea (Adekugbe), Hutchinson (Koné), Eustáquio (Osorio), Buchanan (Millar), Davies e Hoilett (Larin); Jonathan David. Técnico: John Herdman.
Local: Estádio Al Thumama, em Doha.
Gols: Batshuayi, aos 43′ do 1ºT.
Cartões amarelos: Carrasco, Meunier, Onana (BEL); Davies, Johnston (CAN).
Árbitro: Janny Sikazwe (Zâmbia).
Assistentes: Jerson dos Santos (Angola) e Arsénio Marrengula (Moçambique).
VAR: Juan Soto (Venezuela).
Foto destaque: Batshuayi comemora seu gol na estreia da Copa do Mundo (Foto: Reprodução/FIFA)