Nesta terça-feira (24), a torcida do Manchester United prestou uma grande homenagem à Bobby Charlton, que morreu no último sábado. A entrada do Old Trafford foi tomada por cachecóis e flores em memória ao ex-jogador do clube e da seleção da Inglaterra, onde foi campeão do mundo em 1966.
A homenagem
Em frente ao estádio do clube tem a “Trindade do United”, com estátuas de George Best, Denis Law e Bobby Charlton. O local foi cercado por diferentes formas de homenagem por parte de torcedores. O prefeito de Manchester, Andy Burnham, também esteve presente.
O Manchester United solicitou aos torcedores que chegassem mais cedo ao estádio para prestarem o devido respeito ao ídolo do clube. Diante da grande demanda, o time teve que terminar antes do previsto a fila de hoje para o livro de condolências. Ele ficará disponível até o fim da semana.
Homenagem de torcedores ao ídolo do clube. Foto: reprodução/getty images
Uma coroa de flores será colocada no assento dele no camarote do Old Trafford. Jogadores do Manchester United e funcionários usarão braçadeiras pretas.
A carreira do ex-meio-campista
Bobby Charlton passou a maior parte da sua carreira profissional no Manchester United. Ele marcou 242 gols em 758 jogos pelo time, ganhou três títulos do Campeonato Inglês, uma Copa dos Campeões da Europa (atual Champions) e uma Copa da Inglaterra.
O ídolo é nome de uma das arquibancadas do estádio. Bobby foi um dos sobreviventes do desastre aéreo de Munique, quando oito jogadores do clube estavam entre as 23 pessoas mortas na queda do avião na Alemanha, em fevereiro de 1958.
Charlton jogou todos os minutos da campanha da Inglaterra no título da Copa do Mundo de 1966, com três gols, dois deles na semifinal, disputada contra Portugal. Com a morte de Bobby, Geoff Hurst, autor de três gols na final contra a Alemanha, como o único jogador inglês que esteve em campo naquele jogo ainda vivo.
O jogador inglês tinha uma ótima relação e era reverenciado por outro ídolo do futebol mundial, o Rei Pelé. Charlton ainda disputou as copas de 1958, 1962 e 1970. Ele era o maior artilheiro da seleção da Inglaterra até setembro de 2015. Hoje, ele é o terceiro, com 49 gols, atrás de Kane (61) e Ronney (53).
Bobby Charlton ganhou uma Bola de Ouro em 1966 e ficou em segundo colocado nas duas edições seguintes. O ídolo é um dos nove jogadores a ganhar Bola de Ouro, Champions League e a Copa do Mundo, junto com Franz Beckenbauer, Gerd Müller, Paolo Rossi, Zinedine Zidane, Rivaldo, Ronaldinho, Kaká e Messi.
Foto destaque: Torcida do Manchester United faz homenagem a Bobby Charlton. Reprodução/Reuters