Para decidir o segundo finalista desta edição da Conmbol Libertadores, Palmeiras e Boca Juniors se enfraram no Allianz Parque durante a noite dessa quinta-feira (05) e os brasileiros acabaram derrotados nos pênaltis por 4 a 2, após empate em 1 a 1 no tempo normal. A equipe de Buenos Aires apesar de não vencerem nenhuma partida dentro dos mata-matas, contaram com brilho do goleiro Romero, enquanto o Verdão se despediu do torneio e um possível tetracampeonato continental.
Revés de um velho conhecido
Tentando aproveitar o empate importante dentro da Bombonera no confronto anterior, o Palmeiras passou a dominar as ações durante a partida, mas esbarrou numa marcação intensa dos argentinos, que dificultou demais na construção dos mandantes. Enquanto o tempo passava e poucas chances foram criadas no ataque, o Boca se sentiu mais a vontade e conseguiu abrir o placar aos 22 após bela jogado do ex-palmeirense Merentiel. O atacante emprestado ao Xeneizes avançou por Gustavo Gomez na velocidade e cruzou para Cavani completar encima da meta, deixando sua marca pela primeira vez na Libertadores. Mesmo com um número alto de finalizações, a equipe de Abel Ferreira não furou o bloqueio do adversário e foi ao intervalo em desvantagem na eliminatória.
Lateral uruguaio deixa tudo igual
Precisando reverter o resultado e jogando diante do seu torcedor, Abel fez duas substituições antes da etapa final, colocando Endrick e Kevin no lugar de Marcos Rocha e Arthur. As alterações mostraram efeito em pouco tempo e sua equipe começou a pressionar o Boca com mais qualidade ofensiva. Em uma jogada envolvendo o jovem camisa 37 aconteceu aos 21 minutos, quando o zagueiro Marcos Rojo recebeu seu segundo cartão amarelo e deixou o Boca com 10 em campo. O domínio do Verdão na partida aumentou ainda mais por estar em vantagem numérica e após tentar furar a defesa argentina, Piquerez acertou um lindo chute de fora da área aos 27, deixando tudo igual. Antes do apito final, Romero voltou a operar dois verdadeiros milagres, um deles na bicicleta de Rony já nos acréscimos, provocando as penalidades no Allianz Parque.
Romero brilha novamente
Visto como o maior destaque na campanha do Boca Juniors nessa Libertadores, Romero brilhou novamente em uma disputa de pênaltis, dessa vez para eliminar a equipe paulista, semelhante ao confronto de 2018. Responsável por salvar os argentinos em todas as disputas anteriores, o goleiro defendeu as duas primeiras cobranças do Palmeiras, desperdiçadas por Raphael Veiga e Gustavo Gómez. Pelo outro lado, Valdez, Valentini, Figal e Pol Fernández marcaram, enquanto Cavani não converteu, sendo defendida por Weverton. No final, os Xeinezes garantiram vaga em mais uma decisão de Libertadores.
Os melhores momentos da partida. (Vídeo: Reprodução/Youtube)
Garantindo sua vaga para a décima segunda decisão na história do clube, o Boca superou Nacional (Uruguai), Racing (Argentina) e o Palmeiras, todos em penalidades, para enfrentar o Fluminense no dia quatro de novembro no Maracanã. A campanha do Tricolor também conteve emoção, deixando para trás Argentinos Juniors (Argentina), Olímpia (Paraguai) e o Internacional nessa semana. Caso a equipe de Buenos Aires saia com a conquista, os argentinos empatam com o conterrâneo Independiente como times que mais venceram o torneio continental, somando sete cada.
Foto Destaque: Cavani e Romero garantiram o Boca Juniors na final da Libertadores. Reprodução/Alexandre Schneider/Getty Images