Após a aprovação das exigências de Ronaldo pelo conselho deliberativo do Cruzeiro, o mandatário Ronaldo Fenômeno se comprometeu a acelerar a resolução das atuais pendências do clube, principalmente em relação ao registro de atletas. “Agora a bola está comigo e farei a minha parte”, disse o ex-jogador. O clube tem uma semana para resolver a questão, pois a janela de transferência fecha no próximo dia 12. A Raposa tem que pagar cerca de R$ 13,5 milhões em dívidas, considerando tanto a de Kunty Caicedo, junto ao Independiente del Valle, do Equador, e de Careca, junto ao Atlético-AC.
Cinco atletas, pelo menos, esperam para ser registrados pelo clube. São eles: goleiro Gabriel Mesquita, volante Neto Moura, meia-atacante Leonardo Pais, e atacantes Rafael Silva e Rhodolfo. Duas peças importantes são primordiais para a equipe, segundo Fenômeno.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”> "Vamos para cima dos nossos objetivos. Vamos voltar à elite do futebol brasileiro e seremos gigantes novamente. Vocês têm o meu compromisso".<br><br> <a href=”https://twitter.com/ggaleixo?ref_src=twsrc%5Etfw”>@ggaleixo</a> / Cruzeiro <a href=”https://t.co/btc458CTPi”>pic.twitter.com/btc458CTPi</a></p>— Cruzeiro (@Cruzeiro) <a href=”https://twitter.com/Cruzeiro/status/1511161259479248900?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 5, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
“Tenho certeza que iremos resolver todas as pendências e vamos ter um time competitivo. O time já é competitivo, foi demonstrado isso no Campeonato Mineiro. Vamos ver se conseguiremos uma ou duas peças importantes para qualificar ainda mais esse elenco. Temos um grupo competitivo. Se puder melhorar, melhor ainda” – disse Ronaldo, que finalizou – “Estamos confiantes para esse ano. Teremos um ano incrível para escrever história linda e voltar à elite do futebol brasileiro.”
Agora, com aprovação do conselho deliberativo, Ronaldo vai firmar o contrato de aquisição de 90% das SAF do Cruzeiro em definitivo. O prazo estabelecido pelas partes é de 13 dias, com fim no dia 18 de abril. O ex-jogador disse ainda que, agora, poderá finalizar as negociações de patrocinadores.
“Estou aliviado, agora que vamos definitivamente poder trabalhar. Temos muitas coisas pendentes. Estive no mercado para vender patrocínio. Todo mundo quer investir nesse novo Cruzeiro e estava ansioso para essa decisão. Vamos dar uma acelerada forte. Temos muito trabalho a fazer. É arregaçar as mangas e trabalhar incansavelmente. É uma honra e também um desafio muito grande para mim levar o Cruzeiro de volta para onde nunca deveria ter deixado de estar”.
Depois da aprovação, Ronaldo discursou em tom de conciliação interna no Cruzeiro. O clube vive uma polarização política há mais de cinco anos e, para o ex-jogador, a união será a chave do ressurgimento da Raposa.
“Arregaçaremos as nossas mangas e trabalharemos, incansavelmente, para voltar à elite do futebol brasileiro e sul-americano. Quero fazer um chamamento especial, de união, a todos os conselheiros aqui presentes, que votaram aprovando, e aqueles que não estão aqui, que muito provavelmente votariam contrariamente, ou votariam a favor, infelizmente não estão aqui. A gente tem que virar a página, esquecer completamente o passado, e darmos as mãos, seguir em diante. O nosso desafio é gigante, tal como o que significa o Cruzeiro”, disse Ronaldo.
“Só existe um Cruzeiro, não existe SAF, Associação… só existe um Cruzeiro. E vamos para cima dos nosso objetivos. Vamos voltar à elite do futebol brasileiro e seremos gigantes novamente. Vocês têm o meu compromisso”, continuou Fenômeno.
Nesta segunda-feira, os conselheiros aprovaram a transferência da propriedade das Tocas da Raposa I e II à SAF, que ficou condicionada ao abatimento completo da dívida tributária da associação e divisão igualitária obrigatória entre as partes de lucro imobiliário que eventualmente seja obtido em possíveis vendas dos imóveis. Além disso, o pedido de Recuperação Judicial ou extrajudicial do clube também foi admitido.
Ronaldo compareceu, mas só foi ao ginásio depois do departamento jurídico cruzeirense sinalizar que derrubaria a liminar. A recepção foi com aplausos e pedidos de fotos, com muita tietagem de integrantes do Conselho Deliberativo. Porém, o mandatário precisou esperar por quase quatro horas de atraso até que os votos fossem liberados.
Foto destaque: Ronaldo Fenômeno em votação do Conselho do Cruzeiro. Reprodução/Gustavo Aleixo/Cruzeiro