O Botafogo conquistou mais uma vitória importante durante sua campanha histórica nessa edição do Campeonato Brasileiro, ao golear o Coritiba dentro do Nilton Santos por 4×1. Com a vitória, o alvinegro carioca se consagrou como “campeão simbólico do primeiro turno“, já que não será alcançado na liderança até o final da décima nona rodada da competição. No confronto, as duas equipes se enfrentaram em momentos completamente opostos, apesar da recuperação recente dos visitantes no torneio, que conseguiram uma sequência de resultados positivos para sair da zona do rebaixamento.
Gustavo Sauer marcou duas vezes no jogo (Foto: Reprodução/Twitter)
Gols relâmpagos e muita polêmica
Motivado por mais de 43 mil pessoas, que marcou um novo recorde no estádio desse ano, o Botafogo não demorou muito para definir as estratégias usadas pelas equipes durante o jogo. Logo aos 2 minutos, Marlon Freitas tentou supreender a defesa com uma finalização na entrada da área e o rebote ficou para Gustavo Sauer, dessa vez a bola terminou nas redes do Coritiba. Tudo parecia encaminhado para uma goleada no Nilton Santos, mas os visitantes conseguiram agredir o adversário nos contra-ataques e empataram logo na sequência. Depois de tabelar rapidamente, Bruno Gomes percebeu Lucas Perri adiantado e de muito longe encobriu o goleiro, um golaço.
O resultado parcial deu esperança ao Coxa, que conseguiu surpreender novamente o Botafogo em outro contra-ataque rápido, após um desarme no meio campo. A jogada começou na roubada de bola feita por Bruno Gomes e terminou no gol de Robson, mas após a revisão do VAR, foi marcada uma falta no início do lance. O resultado menos esperado pelos paranaenses acabou acontecendo alguns minutos depois, Tiquinho Soares subiu no meio da confusão durante o escanteio e cabeceou firme, deixando os donos da casa em vantagem novamente. A situação complicou ainda mais nos acréscimos, Sauer completou a linda jogada de Victor Sá dentro da área e aumentou o resultado.
Tiquinho Soares também marcou duas vezes no jogo (Foto: Reprodução/Twitter)
Mesmo cenário no segundo tempo
Perdendo o ímpeto pelo gol anulado e sofrendo pressão desde o começo do jogo, o Coritiba seguiu tentando se defender das investidas do adversário, mas acabou levando o quarto gol logo no início da etapa final. Aos 4 minutos do segundo tempo, em outra jogada pelos lados do campo ofensivo, Tiquinho Soares apareceu atrás dos marcadores paranaenses e concluiu de peixinho na marca do pênalti, sem chances para Gabriel Vasconcelos defender. Com o resultado encaminhado, o Botafogo administrou a vantagem, mas deixou espaços e gerou algumas oportunidades dos visitantes, que acabou pecando no momento exato de finalizar, não conseguindo reagir até o final do confronto.
Os melhores momentos da partida. (Vídeo: Reprodução/Youtube)
A situação do Botafogo não teria um resultado melhor, o Glorioso segue líder absoluto do Campeonato Brasileiro com 12 pontos de vantagem ao Flamengo, atualmente na segunda posição. Os comandados de Bruno Lage se consagraram como “campeões antecipados do primeiro turno“, algo que os clubes vencedores não levantaram a taça em apenas 4 oportunidades. Por outro lado, o Coritiba continua na zona do rebaixamento, apesar da recuperação nos últimos jogos, é o décimo oitavo na tabela com 15 pontos. Na próxima rodada, os cariocas encaram o Cruzeiro no domingo (06), no Minerão, às 18:30. Simultaneamente, os paranaenses recebem o Red Bull Bragantino, no Couto Pereira.
Foto Destaque: Tiquinho Soares comemorando seu gol pelo Botafogo durante a partida. Reprodução/Twitter