Brasil bate a Colômbia e pode decidir título contra Argentina

Rodrigo Salzano Por Rodrigo Salzano
4 min de leitura

A seleção brasileira de vôlei venceu a Colômbia por 3 sets a 0 pelo Campeonato Sul-Americano. Essa vitória marcou o terceiro triunfo consecutivo do Brasil no torneio, e todos sem o time perder um set até agora. Embalado com a sequência de vitórias, o Brasil enfrenta a Argentina na próxima partida, confronto que vale o título do torneio. O evento é parte importante da corrida olímpica, visando vaga nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024, e está ocorrendo no ginásio do Geraldão, em Recife.

Em toda a sua história, a seleção brasileira nunca perdeu uma edição do Sul-Americano, com um total de 33 vitórias. A rival Argentina foi a campeã de 1964, mas os brasileiros não participaram do campeonato. Os argentinos venceram o Brasil na disputa de bronze em Tóquio 2020 e estão invictos na competição, porém com uma partida a menos, contra o Peru. No formato do Sul-Americano, todas as equipes se enfrentam e quem tiver mais pontos na classificação final ganha a medalha de ouro.

 

Jogo complicado

O jogo contra a Colômbia foi o mais difícil até agora para a seleção. Embora o Brasil tenha dominado o primeiro set com uma vitória tranquila por 25 a 15, a partida ficou mais acirrada no segundo período. Os brasileiros viram-se na difícil situação de um 24 a 24, mas conseguiram, com o apoio da torcida em Recife, superar a seleção colombiana e ganharam o segundo set por 26 a 24.


Jogadores comemorando ponto contra o Chile. (Foto: reprodução/Instagram/@cbvolei)


No terceiro set, o Brasil mostrou sua superioridade, vencendo com uma margem mais confortável de 25 a 13. Foi um momento especial para o jogador Honorato, que é pernambucano e teve a oportunidade de jogar em sua terra natal, com sua família presente nas arquibancadas do Geraldão. O ponteiro conseguiu uma sequência de três aces no final e garantiu o resultado para o Brasil

Um momento de muita alegria estar vestindo a camisa do meu país na minha terra natal. Jogar com a minha família presente, minha mãe veio de Uberlândia para assistir com a gente, fazia cinco anos que ela não vinha para o nordeste. É muito especial”, celebrou Honorato.

 

Busca pela vaga nas Olimpíadas

Além da competição pelo título do torneio Sul-Americano, há uma disputa paralela por pontos no ranking mundial, que tem um papel importante na qualificação para a Olimpíada.

Dos 12 times, a França já está garantida por ser dona da casa. Seis equipes irão se classificar pelo Pré-Olímpico, que se inicia dia 30 de setembro. Os outros cinco sairão do ranking mundial, com prioridade para continentes que não tenham conquistado vaga. Caso não consigam vaga pelo Pré-Olímpico, Brasil e Argentina irão depender do ranking e querem a vaga prioritária para a América do Sul.

O Brasil está competindo diretamente com a Argentina, com os brasileiros ocupando o quarto lugar e os argentinos em sétimo no ranking mundial. O técnico da seleção brasileira, Renan Dal Zotto, enfatiza a importância de cada partida nesse contexto.

“Todo jogo vale muito, todo jogo vale uma vaga olímpica. Independente do jogo. Você tem muitas vezes pouco a ganhar e muito a perder. E outras vezes é muito importante você buscar aquele pontinho extra porque o ranking hoje define muita coisa. E com certeza nesse sul-americano o foco é total jogo por jogo”.

 

O duelo contra a Argentina acontece na próxima quarta-feira (30), às 20h30, no ginásio do Geraldão, no Recife. Transmissão do Sportv 2.

 

Foto destaque: Seleção Brasileira. Reprodução/Instagram/@cbvolei

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile