Na madrugada desta sexta-feira (8) a seleção brasileira masculina teve mais um compromisso pela terceira rodada da VNL (Volleyball Nations League – Liga das Nações) e, dessa o Brasil não se encontrou em quadra e acabou superado pela França em jogo realizado em Osaka (Japão).
Sofrendo demais com o saque adversário a seleção comandada por Renan Dal Zotto caiu com parciais de 25/21, 25/22 e 25/21, conhecendo assim o seu quarto revés na competição dentre 11 partidas realizadas até agora. Já classificado para fase final que acontecerá em Bolonha (Itália), a nossa seleção luta agora para fechar na melhor posição possível e, com isso, fugir das fortíssimas Polônia e da Itália – que liderava até o início desta rodada.
O próximo e último desafio do Brasil nesta primeira fase do torneio será contra os donos da casa, os japoneses. Este confronto acontece no domingo (10), às 7h10 pelo horário de Brasília.
Jogadores do Brasil em tentativa de parar o forte ataque francês. (Foto: Reprodução/GE)
Com relação ao jogo entre os dois últimos campeões olímpicos, a seleção brasileira começou com os jovens Fernando Cachopa (levantador) e Adriano como novidades entre os titulares, deixando os experientes Bruninho e Lucarelli na reserva. O primeiro ponto do jogo foi do Brasil e de bloqueio, do central Isac. Os franceses, porém, logo viraram para 3/1 e foram para a primeira parada técnica com 12/6 a favor, mostrando que não queriam ser ultrapassados na classificação. Com muitas difidulcdades em conter os ataques adversários, a equipe brasileira viu o primeiro set ficar cada vez mais distante. Os dois aces, de Adriano e Isac, até deram gás, mas Barthélémy Chinesyev colocou uma bola no chão e fechou em 25/21.
No segundo set, o Brasil começou novamente melhor e parecia que pegaria embalo. Foram dois ótimos ataques seguidos de outro jovem, Darlan, que construíram a vitória parcial em 5/3. Mas os franceses, no entanto, deram o troco e as duas bombas de Jean Patry no serviço recolocaram os atuais campeões olímpicos à frente. O Brasil não se desanimou e revidou, fazendo 14/11 após um ataque preciso de Leal. O panorama era bom, mas os mortais saques franceses fizeram o jogo se igualar em 18/18. Depois, aproveitando-se do posicionamento errado no fundo de quadra brasileira, Patry conseguiu mais um ace e colocou a França, novamente, em vantagem. Sem mais desperdiçar as oportunidades que apareceram, Les Bleus fecharam o set em 25/22 e colocaram 2 a 0 no placar.
O terceiro e no que, infelizmente, foi o último set da partida, já sentindo a derrota próximo a técnico brasileiro fez mexidas na equipe logo no início, colocando Rodriguinho, Leandro e Honorato, posteriormente, trocou de líbero, quando pôs Maique no jogo. As mudanças não surtiram efeito desejado, e a França rapidamente abriu 11/8. Com total controle da situação, a equipe francesa seguiu com tranquilidade e com a confortável vantagem e liquidou a vitória com outro 25/21, chegando assim à sua vitória na competição.
Por fim, o Brasil entrou em quadra com Cachopa, Leal, Flávio, Darlan, Isac e Adriano, além de Thales (líbero). Entraram no decorrer da partida Bruninho, Rodriguinho, Honorato, Leandro e Maique (líbero). O melhor pontuador brasileiro foi Darlan, com 9 pontos, seguido por Flávio, com 8. Já Jean Patry liderou este quesito com ampla vantagem: 19 pontos e terminou como destaque tanto da França quanto do jogo.
Foto Destaque: Jogadores do Brasil em partida da Liga das Nações. (Foto: Reprodução/GE)