Em jogo disputado na manhã desta quarta-feira (28), a seleção feminina de vôlei do Brasil bateu a Itália por 3 sets a 2, válido pela Liga das Nações de Vôlei Feminino. Em um jogo que parecia ser tranquilo para as brasileiras e que após uma virada impressionante das italianas, quase saiu das mãos da seleção brasileira. Em uma partida que durou cerca de 2h17,o brasil conseguiu empatar, e no tie-break assegurou a vitória, com parciais de 26/28, 25/20, 19/25, 25/21 e 15/10, com grande destaque para Gabi, que teve uma grande atuação.
O JOGO
No início do jogo, o Brasil era bem eficiente e parecia jogar bem leve e tranquilo no primeiro set, e conseguiu abrir 20 a 12 sobre uma Itália cheia de reservas, porém, ao verem as rivais conseguindo encostar e virar uma parcial que parecia nas mãos, a seleção verde-amarela passou a se preocupar muito no restante do jogo.
Francesca Villani principal jogadora italiana no jogo (Foto-Reprodução/Getty Images)
As reviravoltas eram a tônica da partida, onde a equipe do Brasil começou o segundo set ainda um pouco atordoado do primeiro e saiu atrás do placar, mas conseguiram dar a volta por cima, ganhar o set por 25 a 20 e empatar o jogo em 1 a 1.
Já no terceiro set, novamente os erros do primeiro apareceram, não conseguiam conectar passes e eram presas fáceis para o bom bloqueio da seleção italiana, que venceu o set por 19/25, abrindo 2 sets a 1.
No quarto set era tudo ou nada para as brasileiras, e em um set muito pegado, apareceu o talento de Rosamaria e principalmente o de Gabi, que comandaram a vitória no set por 25/21, empatando o jogo em 2 sets a 2.
Já no tie-break, as equipes trocavam ponto a ponto. Em um jogo muito acirrado, as brasileiras conseguiram uma pequena vantagem, conseguiam se manter bem no set, enquanto as italianas tentavam correr atrás do marcador; onde o set mais importante do jogo ficou marcado por uma atrapalhada dos juízes, que culminou em sete minutos de paralisação do jogo; e após a retomada do jogo, foi de Gabi, a melhor jogadora da partida e uma das melhores do mundo, o último ponto do jogo, que foi vencido pelo Brasil, por 15 a 10.
Gabi, principal jogadora da seleção brasileira, comemorando ponto frente à Itália (Foto-Reprodução/Getty Images)
Números e destaques do jogo
Maiores pontuadoras:
Gabi (BRA): 25 pontos
Rosamaria (BRA): 21 pontos
Villani (ITA): 21 pontos
Nwakalor (ITA): 21 pontos
Pontos de ataque:
Brasil: 67 pontos
Itália: 69 pontos
Pontos de bloqueio:
Brasil: 10 pontos
Itália: 11 pontos
Pontos de saque:
Brasil: 5 pontos
Itália: 1 ponto
Pontos em erros de adversários:
Brasil: 28 pontos
Itália: 23 pontos
Tabela e próximo jogo
Com a vitória frente à Itália, o Brasil sobe na classificação da Liga das Nações. A seleção agora soma sete vitórias e apenas duas derrotas, e se encontra em terceiro lugar na tabela, atrás apenas de Estados Unidos e Polônia; já a Itália, que busca uma melhor posição para avançar à fase final, está em oitavo lugar, no limite da zona de classificação.
O Brasil volta à quadra nesta quinta-feira (29), onde enfrenta a seleção do Canadá, às 7h (horário de Brasília), em Bangkok, na Tailândia.
Jogadoras da seleção feminina de vôlei do Brasil durante jogo contra Itália Reprodução/Getty Images