O Brasil fechou com recorde no campeonato mundial de ginástica artística da Liverpool nos pódios. A delegação brasileira verde-amarela conquistou três medalhas em uma única edição do mundial. A ginasta Rebeca Andrade foi a que mais chamou atenção com duas medalhas, com o ouro individual e bronze no solo. Arthur Nory também conquistou o bronze na barra fixa. Diante disso, o Brasil terminou na quinta posição no pódio de medalhas.
Henrique Motta, coordenador da Confederação Brasileira de Ginástica, falou que:
“A gente teve uma resposta já no primeiro dia nas classificatórias, a melhor campanha da ginástica brasileira. Já no primeiro dia de competições, a gente avançou às doze finais, final por equipes no masculino, no feminino, individual geral. A ginástica feminina conseguiu fazer o quarto lugar por equipes, o melhor resultado da história também. Rebeca Andrade campeã olímpica e aí se torna campeã mundial aqui no individual geral. Tivemos as outras finais que os brasileiros também conseguiram corresponder”. avalia o Motta
O coordenador também comentou: “Tem, claro, ali uma expectativa muito grande, mas a gente não trabalha para alcançar resultados. O esporte, às vezes, parece um pouco clichê , mas é muito verdade: você trabalha por performance. Espero que cada um deles faça o seu melhor, de forma saudável, da forma mais própria que pode para aquele momento e eles fizeram isso. E isso gerou a maior campanha da ginástica brasileira com três medalhas, melhor resultado por equipes no feminino. E a gente vai continuar trabalhando para conseguir conquistar ainda mais medalhas pro nosso país, porque é pra isso que a gente está aqui”.
Arthur Nory nas competições da Liverpool (Foto: Reuters/reprodução/Globo Esporte)
Em 2007 o Brasil já havia conseguido um feito parecido com Diego Hypolito que foi ouro no solo e a Jade Barbosa bronze no individual. No ano de 2021 Rebeca Andrade levou a melhor ouro no salto e uma prata nas barras assimétricas.
Os resultados do Liverpool colocou o Brasil na lista da quinta posição de medalhas, igualando a melhor posição da equipe brasileira que também obteve essa colocação nos anos de 2003,2013 e 2019 conquistando um ouro em cada temporada. A competição que foi realizada na Inglaterra deixou o Brasil atrás apenas das equipes dos Estados Unidos , China, Japão e Grã-Bretanha.
CLASSIFICAÇÃO DE MEDALHAS CONQUISTADAS PELO BRASIL NESSE MUNDIAL:
Rebeca Andrade – Individual Geral
Rebeca Andrade – Solo
Arthur Nory – Barra Fixa
Foto de destaque: A Rebeca Andrade com ginastas de outros países segurando as medalhas que conquistaram no campeonato Mundial da Liverpool. Reuters/ Globo Esporte