A seleção brasileira venceu a Argentina por 3 sets a 1 e avança para a próxima fase no Mundial de Vôlei. Apesar de não valer medalhas, a vitória contra o velho rival ajudou a diminuir o gosto amargo da derrota nas Olimpíadas de Tóquio, ocasião na qual o Brasil perdeu a disputa pelo Bronze. Dessa vez, a seleção de Renan Zotto venceu o confronto, que aconteceu em Gliwice, na Polônia.
A equipe brasileira jogou firme diante do seu maior rival. Com Lucarelli de volta às quadras, após ficar afastado por dores na panturrilha, a seleção impôs seu ritmo e manteve a garra, disputando cada ponto mesmo no set perdido. O brilhantismo de Leal foi o ponto alto da partida. O ponteiro disputou o seu melhor jogo pela equipe, em uma das melhores atuações do jogador pelo Brasil. Leal deixou a quadra com o total de 25 pontos.
O primeiro set ditou o ritmo da partida. Com Wallace no saque, a equipe canarinho abriu boa vantagem no placar, ficando com quatro pontos de diferença. Embora o placar indicasse um caminho tranquilo, a Argentina não deixou a desejar e disputou ponto a ponto, chegando a encostar no placar. Mostrando firmeza em cada jogada, a seleção brasileira voltou a se distanciar no placar, pressionar o adversário e, com a ajuda de Leal, o Brasil marcou 14/9.
O ponteiro se tornou o mandante da quadra. Leal marcou mais oito pontos, levando o Brasil ao placar de 21/14. Mas o feito não parou o jogador, que ainda marcou mais dois. Com o ponto final sendo marcado por Wallace, o Brasil fechou a parcial em 25/16.
Leal (9) foi o grande nome da partida contra a Argentina (Reprodução/Divulgação/FIVB)
O segundo set veio para dar um susto na seleção brasileira. A Argentina entrou em quadra disposta a equilibrar o jogo. Logo no início, a seleção argentina tomou a dianteira no placar e se mantiveram à frente por boa parte do tempo. O Brasil, porém, não deixou de buscar a diminuição na diferença do placar. A seleção do técnico Renan Zotto conseguiu ficar apenas dois pontos atrás e, em um lance de Lucão, o Brasil empatou o marcador em 12/12.
O Brasil chegou a ficar à frente no placar, mas Marcelo Mendez, técnico da seleção argentina, conseguiu recolocar o time em jogo e abrir nova vantagem. Já nos últimos momentos do set, as duas seleções alternavam a dianteira do placar, mas, no fim, a Argentina fechou a parcial em 25/23.
O terceiro set foi equilibrado. Leal começou abrindo o placar e não demorou muito até a seleção abrir vantagem. Com Flávio no bloqueio, a equipe canarinha chegou na vantagem de 6/3. O jogo já tomava os contornos do primeiro set. Leal, que jogava em sua melhor forma e explorava bem o bloqueio adversário, levou a seleção ao placar de 10/6. Com o controle da partida, o Brasil conseguiu abrir a vantagem de 17/12.
O Brasil não abria espaço para que a seleção argentina abrisse jogo. Com Lucarelli no bloqueio, o placar aumentou para 19/13. Mesmo que a equipe de Mendez tentasse diminuir a diferença na pontuação, o Brasil continuou com o jogo firme e fechado, encerrando o set em 25/22.
O último set foi repleto de emoções. Isso porque o jogo mudou diversas vezes no decorrer do set. O Brasil chegou a marcar 7/5, mas não demorou muito até a virada acontecer. No seu melhor momento em quadra, a seleção da Argentina finalizou dois bloqueios e abriu 14/10. Visando uma mudança de jogo, Renan substituiu Bruninho por Cachopa e a alteração não demorou para dar resultados.
Brasil x Argentina no Mundial de Vôlei, melhores momentos (Reprodução/Youtube)
Sob o comando de Cachopa, Leal se sobressaiu no último set. Pressionando nos saques, Leal levou a seleção ao placar de 16/16. A virada veio com Lucarelli no bloqueio, marcando 20/19. O Brasil imprimiu nos últimos instantes toda a garra para garantir a classificação para a semifinal. Com um ace de Lucão, o Brasil abriu 22/20. Mendez ainda parou o jogo em uma última tentativa, mas não resultou em vantagem para a seleção argentina. O Brasil apertou o jogo e garantiu a vaga com o placar final de 25/21.
O Brasil chega a semifinal entre as quatro melhores equipes da competição e vai em busca do quarto título mundial. É a sétima vez seguida que a seleção brasileira chega na semifinal da competição, repetindo o feito desde 1998. Agora, a equipe canarinha vai enfrentar a Polônia no próximo sábado, às 13h (horário de Brasília).
Foto destaque: Seleção brasileira comemora vitória sobre a Argentina no Mundial de Vôlei. Reprodução/Divulgação/FIVB.