A partir da próxima quarta-feira (31), a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei dará início à sua jornada em busca do título inédito da Liga das Nações. O primeiro confronto das comandadas por José Roberto Guimarães será contra a China, o jogo será em Nagoya, no Japão. A partida está marcada para as 6h e terá transmissão ao vivo pelo SporTV 2.
Na corrida olímpica atual, cada partida tem um peso significativo. Uma derrota resulta na perda de pontos no ranking, que é utilizado como critério para classificação dos Jogos de Paris. Se não for possível garantir a vaga no Pré-Olímpico, o posicionamento da seleção na lista se torna crucial para assegurar a participação nos Jogos.
As seleções brasileiras femininas de vôlei têm uma longa história na competição, tendo participado de todas as edições até o momento, no entanto, apesar de seus esforços, nunca conseguiram conquistar o título. O melhor resultado alcançado foi o vice-campeonato, em várias oportunidades. Em 2018, tiveram um desempenho abaixo do esperado, ficando em quarto lugar, mas em todas as edições seguintes, conseguiram com sucesso o segundo lugar. Agora, a expectativa é finalmente alcançar o título tão desejado.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Falta pouco para a Liga das Nações 2023! <br><br>A seleção feminina disputa a primeira etapa da competição em Nagoya, no Japão, entre os dias 31 de maio e 4 de junho. <br><br>Confira a programação de jogos. <a href=”https://t.co/egqiJzPTGa”>pic.twitter.com/egqiJzPTGa</a></p>— CBV (@volei) <a href=”https://twitter.com/volei/status/1661806668160663569?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 25, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Outro jogos do Brasil na competição (Reprodução/Twitter)
A ponteira Júlia Bergmann, de 22 anos, terá na primeira temporada profissional da carreira a oportunidade de ajudar o país a buscar a conquista. “Nessa primeira semana vamos jogar com times fortes. Vai ser um jogo difícil. A China tem um time alto, forte e bom de defesa”, comentou a jogadora em entrevista ao site oficial da CBV.
Segundo a atacante, os jogos-treino realizados pela Seleção diante do Japão foram importantes para a preparação da partida diante das chinesas. “Aprendemos bastante com elas em cobertura de bloqueio e sistema de defesa. Estamos vendo o que podemos ajustar para chegar bem na estreia contra a China“, afirmou.
A Liga das Nações é disputada entre 16 seleções, cada seleção joga 12 vezes em diferentes sedes. Seguem para a fase final no torneio as oito seleções mais bem colocadas, quando as partidas começam a ser eliminatórias e definidas em jogo único.
Foto Destaque: Seleção feminina em partida (Reprodução/HoraBrasil/MSN)