Campeão da Libertadores pode enfrentar o Al-Ittihad no Mundial de 2023

3 min de leitura

Nesta terça-feira (05), a FIFA realizou o sorteio de jogos para o Mundial de Clubes da temporada de 2023. De acordo com o chaveamento implementado, o campeão da Copa Libertadores poderá ser adversário do Al-Ittihad, time de Benzema, Kanté, Fabinho, Romarinho e companhia. 

Boca Juniors, Internacional, Fluminense e Palmeiras disputam o título continental da América do Sul para garantir vaga no Mundial de 2023. Por outro lado, a equipe liderada por Karim Benzema ainda precisará vencer dois duelos, antes de jogar contra o futuro campeão da Libertadores. 

Mundial de Clubes de 2023

O torneio vai acontecer na Arábia Saudita, em Jidá, entre os dias 12 e 22 de dezembro deste ano. O modelo definido será o mesmo das últimas edições, tendo os clubes da América do Sul e da Europa com vaga direta para as semifinais, mas com a exceção de contar com uma equipe do país-sede. 


Chaveamento do Mundial de Clubes de 2023. (Foto: Reprodução/Instagram/@fifa)


Entre os times já classificados para o Mundial de Clubes de 2023, estão: Urawa Red Diamonds, campeão da Champions League da AFC; Al-Ahly, campeão da Champions League da CAF; Manchester City, campeão da UEFA Champions League; Léon, campeão da Concachampions; Auckland City, campeão da Champions League da OFC; e o Al-Ittihad. 

Próximo formato do Mundial

Em 2024, o modelo ainda não foi confirmado pela FIFA, mas ao que tudo indica, o formato deverá ser o mesmo da edição atual, com a exclusão de um time do país-sede. A entidade máxima do futebol internacional tem o desejo de manter a competição de forma anual, promovendo confrontos contra o campeão da Champions League em território neutro. 

A partir de 2025, a Federação Internacional já quer implementar o seu novo formato para a realização do Mundial de Clubes, contando com a participação de 32 times. A primeira edição do torneio vai ser sediada nos Estados Unidos, tendo um número de vagas específico para cada continente. 

 

 

Foto destaque: Kanté e Benzema em treinamento do Al-Ittihad. Reprodução/Instagram/@karimbenzema

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile