Um levantamento feito pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) elegeu o Brasileirão como a liga de futebol mais forte do mundo da bola. Com a primeira colocação, o torneio brasileiro acabou superando diversos campeonatos europeus, como a Premier League e o Campeonato Espanhol, que aparecem na segunda e terceira posição, respectivamente.
É o segundo ano seguido que o Campeonato Brasileiro ocupa a primeira posição do ranking, que tem como critério a performance dos times locais nos torneios internacionais. A Copa Libertadores da América, que contou com uma final brasileira disputada por Flamengo e Athletico, e a Copa Sul-Americana, que teve o São Paulo como um dos finalistas em 2022, favoreceu a escolha pelo Brasil.
Além do Brasileirão, da Premier League e do Campeonato Espanhol, completam as primeiras cinco posições os campeonatos alemão e italiano. A liga nacional francesa, onde jogam o argentino Lionel Messi e o francês Kylian Mbappé, finalistas da última Copa do Mundo, e ainda o brasileiro Neymar, camisa 10 da seleção brasileira, ocupa a sexta posição.
O Palmeiras foi o campeão brasileiro em 2022 (Foto: Divulgação/CBF)
Outros torneios sul-americanos que se destacaram e aparecem entre as dez ligas mais fortes do mundo segundo a IFFHS foram o Campeonato Argentino e o Campeonato Paraguaio.
Em 2021, o Brasileirão já havia conquistado o topo do ranking. Naquele ano, as competições internacionais haviam sido majoritariamente compostas por times do Brasil, com a Libertadores sendo disputada entre Flamengo e Palmeiras e a Sul-Americana por Athletico e Red Bull Bragantino.
Veja abaixo o top-10 de acordo com a IFFHS
1 – Campeonato Brasileiro – (1.181 pontos)
2 – Premier League – (1.086 pontos)
3 – Campeonato Espanhol – (967,5 pontos)
4 – Campeonato Alemão – (921,5 pontos)
5 – Campeonato Italiano – (866 pontos)
6 – Campeonato Francês – (855 pontos)
7 – Campeonato Português – (853,25 pontos)
8 – Campeonato Holandês – (808,75 pontos)
9 – Campeonato Argentino – (798,5 pontos)
10 – Campeonato Paraguaio – (701 pontos)
Foto destaque: Taça do Campeonato Brasileiro, eleito a liga mais forte do mundo pela IFFHS. Divulgação/CBF.