CBF concede ao Atlético-MG título de Campeão Brasileiro de 1937

3 min de leitura

O Atlético Mineiro conquistou o título de tricampeão brasileiro, após a Confederação Brasileira de Futebol acatar o pedido do clube. Na última sexta-feira, a conquista do “campeão dos campeões” de 1937 foi oficialmente reconhecida como um título nacional, com equivalência à Série A do Campeonato Brasileiro. Com essa mudança, o Galo agora ostenta o tricampeonato e recupera o status de primeiro campeão nacional.

Reconhecimento 

A aprovação foi concluída pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e por outros representantes da organização, durante uma reunião realizada nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, juntamente com os principais membros do Atlético-MG. Nas plataformas de mídia social, a equipe comemorou o feito em uma publicação que apresentava a taça de campeão.

O Atlético-MG teve como seus representantes o vice-presidente José Murilo Procópio, Ricardo Guimarães, que preside o Conselho Deliberativo do clube, e Rubens Menin, integrante do grupo 4R’s e um dos acionistas da Sociedade Anônima do clube. A CBF, confirmou a sua decisão de reconhecer a vitória do time alvinegro.

Foto dos jogadores campeões de 1937 (Foto: divulgação/Atlético MG)


Dossiê

O relatório emitido pela CBF traz as assinaturas do presidente da organização e de outros membros. No documento, foi reconhecido que o “Torneio dos Campeões realizado em 1937 teve, de fato, uma grande importância naquela época, surgindo em meio a debates e divisões surgidas no futebol brasileiro devido à defesa da adoção do profissionalismo entre os clubes“.

Na conclusão da avaliação da CBF, o campeonato de 1937 é descrito como um evento “pioneiro“. A certificação do título será oficialmente compartilhada com a Conmebol e a Fifa. Importante ressaltar que essa conquista não terá impacto nos ganhos de pontos do Atlético-MG no Ranking Nacional de Clubes, assim como nos rankings da Conmebol e da Fifa.

O relatório referente a 1937 recebeu a aprovação do presidente da CBF após a aprovação dos membros da entidade, incluindo Hélio Santos Menezes Junior (Diretor de Governança e Conformidade), Gamil Föppel (Jurídico), Júlio Avellar (Diretor de Competições) e os líderes dos respectivos departamentos. Foi Ednaldo Rodrigues quem oficialmente convidou o Atlético para participar da reunião na CBF nesta sexta-feira.

Foto Destaque: Atlético Campeão Brasileiro de 1937. Divulgação/Atlético MG

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile