CBF determina mudanças no regulamento da Copa do Brasil de 2024

Franklyn Santiago Por Franklyn Santiago
2 min de leitura

Nessa segunda-feira, 26, a CBF anunciou os regulamentos da Copa do Brasil de 2023, e adiantou mudanças significativas na competição para 2024.

De acordo com o documento apresentado, as vagas para a competição, que são distribuídas através do ranking nacional de clubes, serão entregues de forma diferente. 

A mudança é que, à partir de 2024, as vagas serão distribuídas aos clubes de acordo com os campeonatos estaduais e suas federações, com cada estado tendo direito a mandar diferentes números de times, de acordo com a colocação da federação no ranking da CBF.


CBF divulga nova regulamentação para a Copa do Brasil de 2024 (Foto: Reprodução/ portal CBF)


As duas federações de melhor colocação no ranking terão direito de mandar seis equipes, são elas as de São Paulo e Rio de Janeiro; com direito a mandar 5 equipes, as confederações de 3° à 5° colocadas no ranking: Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão poderão mandar 3 times; já os demais estados, têm direito a duas vagas apenas.

Ainda assim, 12 clubes seguem podendo entrar na competição à partir da terceira fase. São esses os clubes que se classificaram para a Libertadores, o campeão da Copa do Nordeste, campeão da Copa Verde e Série B de 2023. Se ainda assim as 12 vagas não forem preenchidas, o restante será distribuído no Campeonato Brasileiro.

Ainda em 2023, a competição se desdobrará da seguinte forma: 10 equipes tiveram suas vagas através do ranking, e três delas são da primeira divisão do campeonato Brasileiro. São elas Santos, América-MG e Bahia, além de Ceará, rebaixado para a segunda divisão na última temporada; assim como os também rebaixados Juventude, Chapecoense e Avaí; Ponte Preta, que jogou na segunda divisão do campeonato Brasileiro; e Vitória, que atuou na terceira divisão, utilizarão o método de classificação pela última vez.

 

Foto destaque: Taça da copa do brasil. Foto: Reprodução/ gê.globo/ Ronald Lincoln

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile