Por conta de 16 cortes na lista da última convocação para a seleção sub-20, a CBF já se adiantou e combinou com os os clubes que os jogadores convocados realmente se apresentarão, mas dessa vez sem surpresas. Com isso, o combinado é que todos os 21 atletas se apresentem à seleção brasileira, pois Ramon Menezes teria o aval positivo dos clubes para liberação dos atletas.
O caso veio à tona após Vítor Roque ser vetado pelo Athletico-PR. O processo adotado pela CBF foi realizado antes da divulgação dos convocados para não ocorrer nenhuma desconvocação e um possível transtorno.
Não sendo data Fifa, acaba não tendo a obrigação de liberar o atleta. Por isso faço questão de agradecer a todos esses clubes que liberaram esses atletas. – comentou Ramon Menezes, em entrevista ao GE.
Brasil campeão Sul-Americano 2023. (Foto: Daneil Munoz/AFP)
Outros clubes como São Paulo, Palmeiras e Fluminense anteciparam e vetaram a convocação de atletas para não correr risco de existir esse conflito de informações/interesses. Pelo São Paulo, Beraldo e Patryck foram vetados, pelo Fluminense, Alexsander foi vetado, já pelo Palmeiras, Endrick foi vetado mas Kaique, Michel, Giovani e Kevin foram liberados.
Agora, é só clube e CBF alinharem a data de apresentação dos jogadores, já que a preparação para o mundial se inicia no dia 8 de maio na Granja Comary, no Rio de Janeiro. O elenco convocado viajará para a Argentina dia 16 ou 17 de maio. A competição tem início marcado para o dia 20 de maio e término previsto para 11 de junho.
Convocados:
Goleiros: Mycael (Athletico-PR) Kaique (Palmeiras), Kauã Santos (Flamengo)
Laterais: Arthur (América-MG), André Dominique (Bahia), Kaiki Bruno (Cruzeiro)
Zagueiros: Kayky (Almería), Michel (Palmeiras), Robert Renan (Zenit)
Meio-campistas: Marlon Gomes (Vasco), Andrey (Vasco), Guilherme Biro (Corinthians), Ronald (Grêmio)
Atacantes: Marcos Leonardo (Santos), Giovani (Palmeiras), Matheus Martins (Watford), Matheus Nascimento (Botafogo), Sávio (PSV Eindhoven), Kevin (Palmeiras), Giovane (Corinthians), Pedrinho (Corinthians)
Foto Destaque: Ramon Menezes técnico sub-20 da seleção brasileira. (Pedro Vale/CBF)