CBF reconhece Atlético Mineiro como primeiro campeão brasileiro

Guilherme Perdonati Por Guilherme Perdonati
3 min de leitura

Na última sexta-feira (25), a CBF reconheceu o Atlético-MG novamente como primeiro campeão brasileiro de futebol. Isso se deve à unificação do Torneio dos Campeões como Campeonato Brasileiro, competição esta realizada em 1937. Com a conquista, o Galo agora passa a ter três títulos de Campeonato Brasileiro, sendo estes conquistados em 1937, 1971 e 2021.

 

Cartolas reunidos na sede da CBF

O presidente da CBF Ednaldo Rodrigues, chancelou o Atlético-MG como primeiro campeão brasileiro, em reunião com dirigentes do Galo e dirigentes da própria CBF. Até 2010, o Atlético-MG era reconhecido como o primeiro campeão brasileiro, título conquistado em 1971. Porém, o pesquisador e jornalista Odir Cunha refutou tal fato, e com o seu livro Dossiê, concluiu-se que o Bahia havia sido o primeiro campeão brasileiro, em 1959. Com a comprovação do torneio dos campeões como campeonato brasileiro de 1937, reconheceu-se, novamente, que o Atlético-MG é o primeiro campeão brasileiro.

 

Espera desde 2021

O pedido pelo reconhecimento foi feito em 2021, logo após as conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil daquele ano. Após quase 20 meses, veio a chancela da CBF. O dossiê entregue pelo Galo ganhou mais força em 2022, quando esse passou por uma criteriosa análise de três departamentos da CBF, sendo eles: jurídico, governança e de competições.

Ednaldo Rodrigues chancelou o título devido à aprovação do Dossiê pelos três departamentos em questão, e formalizando com os dirigentes do Atlético, na última sexta-feira. Este título veio dias antes da inauguração da nova arena MRV, que será a nova casa do Galo; a partida será realizada contra o Santos.


Os troféus conquistados pelo Galo de campeão brasileiro. (Foto: reprodução/Instagram/@atletico)


Torneio dos Campeões

Organizado pela Federação Brasileira de Futebol (FBF), o torneio dos campeões contou com seis equipes para a competição, são eles: Portuguesa (campeã paulista pela APEA em 1936), Fluminense (*campeão do Distrito Federal em 1936 pela LCF), Atlético-MG (campeão mineiro em 1936), Rio Branco (campeão capixaba em 1936), Alliança (campeão fluminense em 1936) e Liga da Marinha.

O torneio foi tratado como Campeonato Brasileiro na época, pois o de seleções tinha sido interrompido. O Galo fez seis partidas, sendo quatro vitórias, um empate e uma derrota. Houve um quadrangular entre Fluminense, Atlético, Portuguesa e Rio Branco. A equipe capixaba havia passado por uma fase eliminatória contra Alliança e Liga da Marinha e classificou-se para o quadrangular final.

 

*A cidade do Rio de Janeiro em 1936 era o Distrito Federal.

 

 

Foto em destaque: Galo agora é tricampeão. Reprodução/Instagram/@atletico

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile