Cesar Cielo anuncia aposentadoria após nomeação no Hall da Fama

Maria Antonia Soares Por Maria Antonia Soares
3 min de leitura

O nadador Cesar Cielo, de 36 anos, anunciou sua aposentadoria das piscinas. Ele comunicou a decisão ao público em entrevista ao programa Ça Va Paris, que será exibido nesta sexta-feira no SporTV.

A decisão foi penosa para o atleta, que foi amadurecendo os planos de aposentadoria aos poucos. Este ano, Cesar Cielo foi nomeado para o Hall da Fama Internacional da Natação. Ele foi um dos doze profissionais de esportes aquáticos escolhidos para a classe de homenageados de 2023 – na qual está, também, o recordista norte-americano Michael Phelps. A homenagem será concedida no dia 30 de setembro na Flórida, Estados Unidos.

A chegada ao Hall da Fama facilitou que o atleta optasse pelo encerramento da carreira. “O Hall da Fama trouxe para mim uma tranquilidade em uma coisa que eu estava com muita dificuldade da carreira, que era me desprender daquele cara que me trouxe tanta felicidade. Por isso, que eu não me aposentei oficialmente”, ele explicou na entrevista. “Eu não tinha coragem de colocar um ponto final. Eu estou aposentado, falo para todo mundo, não tenho intenção de voltar a nadar um campeonato Mundial, até porque não sinto que tenho mais a energia, disciplina e dedicação que isso exige.”

A última competição do craque foi em 2018, no Mundial de piscina curta em Hangzhou, na China. Na ocasião, Cielo levou a medalha de bronze nos 4x100m livre, a 11ª medalha em Mundiais de piscina longa ou curta. No total, o atleta acumulou 38 medalhas, sendo 24 de ouro, 4 de prata e 10 de bronze. Três dessas conquistas foram em olimpíadas, sendo uma de ouro – a dos jogos de Pequim, em 2008, quando estabeleceu o recorde ainda não superado de 50m livres em 20s91. Relembre o momento:


<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/KVnxyPyjCUA” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>


“Eu não conseguia efetivamente colocar um ponto final de forma pública. De forma oficial. Porque parecia que eu estava enterrando um lado de mim que foi tão bem sucedido, que me trouxe tanta felicidade. Eu não queria largar esse cara que fez tudo isso pela minha vida. E o Hall da Fama trouxe essa tranquilidade para mim. Deu certo. Está feito. Cara, vai ser feliz”, ele completou.

Atualmente, Cielo se dedica a compartilhar seu conhecimento. Conforme divulgou em seu perfil do Instagram, em 2022, ele realizou mais de 120 palestras por dezenas de cidades brasileiras. Além disso, desde 2010, o nadador está à frente do Instituto Cesar Cielo, que se dedica a incentivar e promover a prática e o desenvolvimento da natação no Brasil.

Foto Destaque: Cesar Cielo na piscina. Reprodução: Instagram/@cesarcielof

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile