Christine Sinclair deixará de jogar pela seleção canadense

Ana Gomez Por Ana Gomez
3 min de leitura

Christine Sinclair, maior artilheira de seleções no futebol mundial, anunciou que deixará de defender o Canadá em dezembro. Ela terá mais quatro jogos pela seleção, antes da aposentadoria internacional, duas contra o Brasil, no final de outubro, dias 28 e 31, outras duas na última Data Fifa de amistosos deste ano.

Carreira da canadense pela seleção

A jogadora estreou pelo Canadá em março de 2000, aos 16 anos, e disputou 327 jogos pela seleção do país. Christine Sinclair soma 190 gols marcados em 327 jogos pela seleção, recorde absoluto no futebol internacional, 63 à frente de Cristiano Ronaldo, que é o maior goleador das seleções masculinas, ele tem 127 gols.

A atacante foi campeã olímpica nos jogos de Tóquio-2020, que foi disputados em 2021 devido à pandemia de Covid-19. Na campanha desse título, o Canadá eliminou o Brasil nas quartas de final, nos pênaltis.


Christine Sinclair com a medalha de ouro dos jogos olímpicos. Foto: reprodução/Divulgação/ Canada Soccer


Sinclair ainda possui dois bronzes olímpicos (Londres-2012 e Rio-2016), além de um título da Concacaf em 2010; um ouro (Guadalajara-2011) e um bronze (Rio-2007) nos Jogos Pan-Americanos. A jogadora recebeu, em 2021, o prêmio Fifa The Best em reconhecimento às conquistas no futebol.

Títulos por clubes

Ela tem cinco títulos nas diferentes ligas profissionais dos Estados Unidos que disputou. Ela venceu duas vezes a Women’s Professional Soccer (2010, pelo FC Gold Pride, e 2011, no Western New York Flash), conta com três títulos na liga atual, a National Women’s Soccer League e todos foram pelo Portland Thorns (2013, 2017 e 2022). Este ano, o time está de novo nos playoffs, aguardando o adversário para a semifinal da competição.

Fora de campo, Christine foi incluída no Canada’s Walk of Fame em 2017 e foi nomeada oficial da Ordem do Canadá também em 2017. A jogadora normalmente é reserva, mas se tornou uma líder vocal na luta recente da equipe do Canadá por igualdade salarial e tratamento.

Foto destaque: Christine Sinclair anuncia aposentaria da seleção canadense. Reprodução/ Divulgação/ Canada Soccer

Por Ana Gomez
Escrevo para a editoria de esportes e reviso os textos
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile