O São Paulo informou na noite de sexta-feira que a cirurgia feita pelo zagueiro Robert Arboleda foi um sucesso. O atleta sofreu uma fratura e rompeu os ligamentos do tornozelo esquerdo. Em nota o clube afirma que o defensor recebera alta neste sábado e iniciara a recuperação no Reffis a partir da próxima semana.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O zagueiro Arboleda foi submetido a cirurgia para correção de fratura e lesão ligamentar no tornozelo esquerdo. O procedimento foi bem sucedido.<br><br>O jogador deverá receber alta neste sábado (25) e iniciará a recuperação no REFFIS nos próximos dias. <a href=”https://t.co/mssT2TWKaV”>pic.twitter.com/mssT2TWKaV</a></p>— São Paulo FC (@SaoPauloFC) <a href=”https://twitter.com/SaoPauloFC/status/1540466261305475073?ref_src=twsrc%5Etfw”>June 24, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
A decisão de fazer a cirurgia no dia seguinte da lesão foi para não perder tempo de recuperação, ate porque o atleta ainda tem esperanças de disputar a copa do mundo do Catar.
Arboleda sofreu uma lesão na reta final da vitória sobre o rival Palmeiras por 1 a 0, na última quinta-feira, no Morumbi, jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil. O Defensor pisou errado no gramado ao disputar uma bola com Rafael Navarro, o seu pé ficou preso e sofreu com um grave problema no tornozelo. O atleta teve de ser substituído pelo zagueiro Miranda.
Partida entreSão Paulo e Palmeiras pela Vaga para as Quartas de Final da Copa do Brasil. (Reprodução: Ettore Chireguini/AGIF)
Nos primeiros exames realizados pelo São Paulo, já constatava uma lesão grave no local. O zagueiro passou por novos testes na sexta-feira que definiu a necessidade de cirurgia. O atleta provavelmente não atua mais pelo Tricolor na temporada, correndo o risco de perder também a copa do mundo pela seleção do Equador.
Essa lesão prejudica os planos do técnico são paulino, Rogerio Ceni, que vem citando dificuldades de ter um elenco limitado e que está sofrendo com lesões. “Temos apenas 20 jogadores em condições de jogo”.
Neste momento, além de Arboleda, o departamento medico do clube conta com Nikão, Gabriel Sara, Alisson, Andrés Colorado, Luan, Caio e Talles Costa.
Contratado em 2017, Arboleda é o jogador do elenco com mais tempo de casa de forma ininterrupta. Campeão paulista de 2021, o equatoriano soma 212 jogos pelo Tricolor, com 17 gols marcados. Sendo um dos principais atletas do time em 2022, o defensor era titular incontestável de Rogerio Ceni, seja quando a escalação variava com três ou dois zagueiros. A lesão do atleta abre espaço para o experiente Miranda, que vinha com poucas aparições nos jogos. Pela idade elevada e parte física é improvável que o atleta atue em grandes sequencias de jogos.
Foto Destaque: Arboleda após sua cirurgia realizada com sucesso. Reprodução/Instagram