Clubes brasileiros que nunca caíram de suas respectivas divisões

Rodrigo Fernandes Por Rodrigo Fernandes
3 min de leitura

Muitos torcedores que acompanham futebol brasileiro e o esporte no mundo todo, costumam dizer que “time grande não cai”. Essa afirmação faz muito sentido, se levarmos em consideração uma quantidade seleta de clubes do Brasil, onde apenas 17 equipes do país inteiro, nunca conseguiram o feito negativo de serem rebaixadas.

Dentro da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, apenas Flamengo, Santos e São Paulo entram na categoria dos que nunca deixaram a elite do futebol nacional. Além disso, mais um clube da Série A e outros 13 times não carregam o fardo do rebaixamento, sendo eles, três da Série B e dez da Série C, na temporada de 2023.

Importante ressaltar que, com o passar dos anos e a evolução contínua dos modelos atribuídos para cada edição das competições, muitos aspectos não serão levados em consideração. Por exemplo, o rebaixamento em torneios estaduais e em jogos da quarta divisão do futebol brasileiro.

Dito isso, entre os 60 times que fazem parte da composição das três primeiras divisões país, na Série A, apenas Cuiabá, Flamengo, Santos e São Paulo fazem parte da lista seleta, na Série B, apenas Grêmio Novorizontino, Tombense e Mirassol, e na Série C, Altos, Amazonas, Aparecidense, Botafogo-PB, Floresta, Manaus, Pouso Alegre, EC São Bernardo, São José-RS e Ypiranga-RS nunca sofreram rebaixamento.


Torcida do Mirassol comemorando o título da Série C (Foto: Reprodução/Instagram)


Em edições passadas, por volta das décadas de 70 e 80, o regulamento da elite do futebol brasileiro era totalmente diferente do que vemos hoje em dia. Naquela época, os clubes poderiam ser rebaixados mesmo com a realização de uma boa campanha na primeira divisão, isso porque a temporada tinha relação dependente com o desempenho dos times em seus torneios estaduais.

Além das equipes que nunca desceram de divisão, podemos definir também as que já sofreram mais rebaixamentos, dentro dos formatos mais recentes. Entre elas, Santa Cruz e Vitória, oito vezes rebaixados, e América-MG, América-RN e Criciúma, que já caíram em sete oportunidades.

 

Foto destaque: Cruzeiro campeão da Série B. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile