COI anuncia cinco novas modalidades para os Jogos Olímpicos de 2028

Maria Fernanda Trocado Por Maria Fernanda Trocado
3 min de leitura

Nesta segunda-feira (16), o Comitê Olímpico Internacional (COI) se reuniu em Mumbai e votou a favor da introdução de cinco  modalidades nos Jogos Olímpicos de 2028, sediados em Los Angeles. Assim, flag football, beisebol/softbol, críquete, lacrosse e squash se tornaram oficialmente esportes olímpicos.


Anúncio das 5 novidades de Los Angeles 2028 (Foto: Reprodução/Instagram/@la28games)


Reencontros e estreias

O comitê organizador foi responsável por elaborar a proposta da entrada desses novos esportes. Com base nas votações, a proposta foi recebida com sucesso, afinal, contou com uma ampla aprovação na reunião do COI, que possui 90 membros. Contudo, o projeto recebeu duas negativas, Tidjane Thiam, da Costa do Marfim, e William Blick, de Uganda, demonstraram preocupação quanto à implemetação dessas modalidades, uma vez que não são muito praticadas na África.

Dentre os cinco novos esportes, três deles já fizeram parte do programa olímpico: Lacrosse (1904 e 1908), críquete (1900) e beisebol/softbol (1992–2008 e 2020). A grande estreia ficará com o flag football e o squash, modalidades que estavam tentando entrar nos jogos havia 20 anos. 

Novas modalidades, outras explicações

O futebol americano é o esporte mais popular dos Estados Unidos, local onde ocorrerá os Jogos em 2028, e a National Football League (NFL) vinha pressionando os organizadores pela implementação da modalidade nas Olimpíadas. No entanto, em decorrência da logística e do tempo de descanso necessário, não fará parte do programa olímpico. Assim, será substituido pelo flag football, uma variação do futebol americano, porém, com menos contato físico e, ao invés de derrubar o adversário com um tackle, o atleta deve retirar uma fita (flag) na roupa do time rival. 
 
O Lacrosse terá uma versão reduzida para 2028, com apenas seis jogadores de cada lado. Na modalidade tradicional, são 10. O críquete também sofreu uma pequena adaptação e será realizado na versão menor, chamada twenty. Além disso, o beisebol, que tem sua versão feminina chamada de softbol, também estará em Los Angeles, no entanto, diferentemente dos outros, sem alterações. 
 
O boxe, esporte no qual o Brasil já conquistou três medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, segue sem confirmação para Los Angeles 2028. A modalidade foi colocada sub judice devido à crise política e a escândalos financeiros.
 
 
Foto de Capa: Compilado das novas modalidades dos Jogos Olímpicos 2028, em Los Angeles (Foto: Reprodução/X/@LA28)
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile