Após duas participações seguidas, a Colômbia está fora da Copa do Mundo no Qatar. Mesmo com a vitória sobre a Venezuela fora de casa por 1 a 0, gol marcado de pênalti por James Rodríguez, a seleção comandada por Reinaldo Rueda não conseguiu a vaga na repescagem para o Mundial e terminou na sexta colocação das Eliminatórias. A Venezuela, já eliminada, terminou na lanterna.
A Colômbia buscava na noite desta terça-feira (29) a quinta colocação e, consequentemente, a oportunidade de disputar a repescagem contra o vencedor de Austrália e Emirados Árabes Unidos, mas a vaga ficou com a seleção do Peru, que, em casa, derrotou o Paraguai por 2 a 0.
Brasil, Argentina, Uruguai e Equador ficaram com as vagas diretas na Copa do Mundo. Veja os resultados da 18ª rodada das Eliminatórias-Sul Americanas:
Venezuela 0 x 1 Colômbia
Peru 2 x 0 Paraguai
Bolívia 0 x 4 Brasil
Equador 1 x 1 Argentina
Chile 0 x 2 Uruguai
Em jogo atrasado, Brasil e Argentina vão se enfrentar em data ainda não definida pela Conmebol. (Foto:Divulgação/Conmebol)
Vitória amarga
A desesperada Colômbia enfrentou a eliminada Venezuela em um jogo disputado e com extremo equilíbrio, com chances para as duas seleções. Mas aos 45 minutos da etapa inicial, um pênalti polêmico e convertido por James, foi decisivo para o jogo.
Na jogada, Ferraresi tentou dar um chutão na bola dentro da área e acertou o pé do colombiano Borré. O árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio não deu a penalidade, mas foi chamado pelo VAR e, revendo a jogada, considerou falta, marcando a penalidade. James cobrou, e Fariñez defendeu. Mas não valeu, Wilton mandou voltar ao indicar que o goleiro venezuelano se adiantou.
O camisa 10 colombiano cobrou novamente e marcou, gol que foi suficiente para garantir os três pontos, mas não para confirmar a vaga na repescagem.
Foto Destaque: Reprodução/Getty Images