Com Atlético-MG e Fortaleza, Conmebol define confrontos das fases prévias da Libertadores e Sul-Americana 2023

Felipe Ribeiro Por Felipe Ribeiro
6 min de leitura

A Confederação Sul-Americana de Futebol definiu nesta quarta-feira (21) os confrontos das fases preliminares das Copas Sul-Americana e Libertadores de 2023. As partidas foram estabelecidas por meio de sorteio realizado na sede da Conmebol, localizada na cidade de Luque, no Paraguai.

Únicos brasileiros envolvidos, Atlético-MG e Fortaleza puderam conhecer os seus adversários na fase prévia da Copa Libertadores. O Galo enfrentará o Carabobo, da Venezuela, enquanto o Leão irá encarar o Deportivo Maldonado, do Uruguai. Na Copa Sul-Americana não há brasileiros envolvidos nesta fase. Os seis times do país classificados para a competição entram direto na fase de grupos e conhecerão seus adversários em outro sorteio, a ser realizado em março. Veja mais detalhes abaixo.

Copa Libertadores

A Copa Libertadores está dividida em três fases prévias, que antecedem a fase de grupos. A primeira conta com um total de seis equipes, com os 3 vencedores se juntando a 13 times na segunda fase mata-mata. Os oito classificados avançam para a última fase eliminatória do torneio, onde acontecem partidas de ida e volta, com os quatro melhores se qualificando para a fase de grupos do torneio. Veja abaixo como ficaram os confrontos.

Confrontos da 1ª fase (clubes à esquerda fazem a primeira partida em casa):

  • Sport Huancayo (PER) x Nacional (PAR) (E1)
  • Nacional Potosí (BOL) x El Nacional (EQU) (E2)
  • Boston River (URU) x Zamora (VEN) (E3)

Confrontos da 2ª fase (clubes à esquerda fazem a primeira partida em casa):

  • Carabobo-VEN x Atlético-MG (C1)
  • E1 (Sport Huancayo-PER ou Nacional-PAR) x Sporting Cristal-PER (C2)
  • Deportivo Maldonado-URU x Fortaleza (C3)
  • E2 (Nacional Potosí-BOL ou El Nacional-EQU) x Independiente Medellin-COL (C4)
  • Magallanes-CHI x Always Ready-BOL (C5)
  • Curicó Unido-CHI x Cerro Porteño-PAR (C6)
  • E3 (Boston River-URU ou Zamora-VEN) x Huracán-ARG (C7)
  • Universidad Catolica-EQU x Millonarios-COL (C8)

Datas

As partidas da primeira fase da competição serão disputadas entre os dias 8 de fevereiro e 15 de fevereiro. Na segunda fase, os times se enfrentam nas semanas dos dias 22 de fevereiro e 1 de março. Já na terceira e última fase eliminatória, as equipes se encaram nos dias 8 e 15 de março.

Atlético-MG e Fortaleza

Galo e Leão decidirão seus duelos em casa. Avançando de fase, o clube mineiro terá pela frente o vencedor do confronto entre Universidad Catolica, do Equador,  e Millonarios, da Colômbia. Já o Fortaleza, em caso de classificação, enfrenta na fase seguinte o melhor no duelo entre Curicó Unido, do Chile, e Cerro Porteño, do Paraguai. Superando esses desafios, os dois clubes estarão na fase de grupos.


Conmebol define confrontos da Copa Libertadores da América de 2023 (Foto: Divulgação/Conmebol)


Bola oficial

Durante a cerimônia também foi conhecida a bola que estará presente nos torneios da Conmebol em 2023. A redonda foi apresentada através do presidente da Confederação, Alejandro Domínguez, que publicou um vídeo da bola acompanhado de uma mensagem em sua conta oficial no Twitter. 

Apresentação oficial da protagonista que nos acompanhará nos torneios da CONMEBOL 2023. Esta bola vai rolar por toda a América do Sul, despertando a paixão e a emoção únicas do nosso continente“, disse Alejandro.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”es” dir=”ltr”>Presentación oficial de la protagonista que nos acompañará en los torneos <a href=”https://twitter.com/CONMEBOL?ref_src=twsrc%5Etfw”>@CONMEBOL</a> 2023 <br><br>¡Este balón rodará a lo largo y ancho de Sudamérica, despertando la pasión y la emoción característica de nuestro continente! <a href=”https://t.co/rZ7y42ZMCM”>pic.twitter.com/rZ7y42ZMCM</a></p>&mdash; Alejandro Domínguez (@agdws) <a href=”https://twitter.com/agdws/status/1605572424019300354?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 21, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Presidente da Conmebol divulga bola oficial dos torneios organizados pela entidade em 2023 (Reprodução/Twitter)


Sul-Americana

Para 2023, a Conmebol resolveu fazer algumas alterações no formato da Copa Sul-Americana. O torneio terá a participação de 44 times, com 32 deles disputando a fase preliminar, que será disputada em jogo único por times do mesmo país. O sorteio foi realizado com potes separados por países. Estavam envolvidos clubes de Bolívia, Chile, Colombia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Veja abaixo como ficaram os confrontos.


Partidas da fase preliminar da Copa Sul-Americana 2023 (Foto: Divulgação/Conmebol)


Os clubes à esquerda (foto) serão os mandantes. Vale salientar que em caso de empates os classificados serão conhecidos após disputa de pênaltis. Os jogos acontecem entre os dias 8 e 15 de março e os oito vencedores avançam para a fase de grupos.

Além da fase preliminar, estarão na fase de grupos seis clubes do Brasil. São eles: América-MG, Botafogo, Red Bull Bragantino, Goiás, Santos e São Paulo. Todos eles iniciam suas trajetórias no torneio já na segunda fase e conhecerão seus futuros adversários em novo sorteio, realizado no mês de março.

Para esta fase, a Conmebol também resolveu modificar o regulamento. A entidade definiu que os segundos colocados dos grupos ganharão uma nova chance e jogarão um duelo eliminatório contra os terceiros colocados dos grupos da Libertadores, com os vencedores avançando para as oitavas de final da competição.

 

Foto destaque: Conmebol define confrontos das Copas Libertadores e Sul-Americana de 2023. Reprodução/Twitter.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile