Na abertura da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos foi até Caxias do Sul enfrentar o Juventude no Alfredo Jaconi e venceu a partida por 2 a 1. Após sair perdendo, mas ficar com um jogador a mais, o Peixe conseguiu a virada com gols de Eduardo Bauermann e Marcos Leonardo.
Com o resultado, o Santos fica momentaneamente na sexta colocação, com 17 pontos. Já o Juventude permanece em penúltimo lugar, com 10, e pode terminar a rodada na lanterna se o Fortaleza vencer o Avaí, na quinta-feira (16).
O jogo começou como a temperatura de Caxias do Sul, muito frio. Com poucas chances, prevaleceu o poder de finalização do Juventude, que em uma de suas únicas chegadas perigosas marcou com Ricardo Bueno de cabeça, aos 25 minutos, antecipando-se a Velázquez na área. Justamente o zagueiro que entrou no lugar de Maicon, que saiu lesionado com apenas 15 minutos de jogo.
Mesmo tomando o gol, o Santos não esboçou reação, teve até mais posse de bola, mas o jogo continuava abaixo. Ricardo Goulart e Rwan juntos no ataque não funcionaram bem, assim como Jhojan Julio isolado pela direita. O equatoriano só apareceu nos acréscimos, quando levou carrinho duro de Yuri Lima e ficou caído. Chamado pelo VAR, o árbitro Rodolpho Toski Marques revisou o lance e expulsou o volante do Juventude.
Marcos Leonardo comemorando seu gol. (Foto:Ivan Storti/Santos FC)
Com um a mais, o Peixe voltava do intervalo com uma postura diferente, vindo ao ataque. Logo no início, Fabián Bustos mexeu na equipe e colocou Bruno Oliveira e Marcos Leonardo, aumentando o volume ofensivo e pressionando no campo do Juventude. Primeiro, o Peixe insistiu em cruzamentos, martelou e chegou ao empate com Eduardo Bauermann, de cabeça, após cobrança de falta.
Logo depois, Ângelo entrou para dar mais uma opção ao ataque e, como de costume, deu trabalho pelo lado direito, até dar um passe perfeito para Marcos Leonardo finalizar dentro da área, na sua especialidade, e dar a vitória ao Peixe. O camisa 9 da Vila marcou após estar servindo a seleção brasileira sub-20 e desfalcar o Santos nas últimas rodadas.
O Santos volta a campo no próximo sábado (18) para enfrentar o Bragantino, às 21h (de Brasília), na Vila Belmiro. Enquanto o Juventude vai a Goiânia pegar o Atlético-GO no domingo (19), às 18h, no Antônio Accioly. Os dois jogos são válidos pela 13ª rodada do Brasileirão.
Foto Destaque: Marcos Leonardo e Angêlo comemorando o segundo gol do Santos juntos. Ivan Storti/Santos FC