Comissão aplica multa e banimento temporário a torcedores por ofensas contra Vinicius Jr

Mylena Abreu Por Mylena Abreu
3 min de leitura

A comissão do governo espanhol para punir denúncias de racismo no esporte anunciou nesta segunda-feira as multas para os acusados ​​de insultar o atacante Vinicius Junior em dois episódios distintos em meio aos jogos do Campeonato Espanhol 2022/23, contra Atlético de Madrid e Valencia.


Momento em que ocorreu as ofensas contra o jogador – (Foto:Reprodução/IG)


Três torcedores que lançaram insultos racistas contra o brasileiro na partida contra o Valencia, há duas semanas, foram multados em € 5.000 e banidos dos estádios por um ano. Quatro pessoas acusadas de pendurar um boneco com a camisa do jogador foram multadas em 60 mil euros e banidas dos estádios por dois anos.

A Comissão Permanente contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância, órgão ligado ao Ministério do Desporto, é responsável por condenar os acusados ​​de crimes de intolerância e tem estado no centro das atenções nas últimas semanas, quando o governo espanhol foi chamado a tomar medidas após episódios de racismo contra Vinicius Junior contra.

A punição foi decidida após reunião na segunda-feira – mais de cinco meses após o jogo de 26 de janeiro contra o Atlético de Madrid. Na ocasião, torcedores do rival Real Madrid penduraram na capital espanhola uma faixa com os dizeres “Madrid odeia o Real” e um boneco com a camisa 20 e o nome de Vinicius Junior.

As quatro pessoas acusadas de racismo foram presas pela polícia espanhola há apenas duas semanas, dois dias depois de outro episódio de racismo contra Vinicius Junior durante o duelo contra o Valencia no Mestalla, que virou notícia esportiva espanhola e brasileira. Os três torcedores acusados ​​de chamar Vinícius de “macaco” durante a partida de 21 de maio também foram alvo de punições anunciadas na segunda-feira.

No Brasil, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, condenou publicamente os cantos racistas contra Vini Jr, dizendo que estava em contato com as autoridades espanholas para tomar medidas. Em discurso no Japão, o presidente Lula expressou publicamente sua solidariedade ao jogador do Real Madrid.

 

Foto destaque: Vinicius Jr (Reprodução/JAVIER SORIANO)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile