Nesta quinta-feira (11), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou os candidatos a melhor atleta do ano do Prêmio Brasil Olímpico 2021. Composta apenas por medalhistas olímpicos nos Jogos de Tóquio, a lista é formada por: Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística), no feminino; e Hebert Conceição (boxe), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) e Italo Ferreira (surfe), no masculino.
“O esporte olímpico brasileiro estará muito bem representado por qualquer um desses atletas que conquistar o troféu de Melhor Atleta do Ano. Os concorrentes são muito fortes e encantaram o país com a qualidade de suas performances em Tóquio”, disse Paulo Wanderley, presidente do COB.
Rebeca Andrade com a bandeira do Brasil. (Foto: Reprodução/GQ)
Os indicados: Todos os candidatos tiveram destaque nas Olimpíadas de Tóquio. Rebeca Andrade teve a melhor campanha de um atleta do Brasil em uma única edição dos Jogos – conquistando a prata no individual geral e o primeiro ouro do Comitê Olímpico Brasileiro na história da ginástica feminina. Ana Marcela se tornou a primeira brasileira campeã olímpica da natação nos 10km da maratona aquática. Rayssa Leal conquistou a medalha de prata no Skate Street e se tornou a atleta brasileira mais jovem a subir em um pódio olímpico, aos 13 anos.
Italo Ferreira se tornou o primeiro campeão olímpico da história do surfe. Isaquias Queiroz faturou o primeiro ouro olímpico da canoagem brasileira no C1 1.000m. Hebert Souza conquistou o ouro ao vencer Oleksandr Khyzniak, atual campeão mundial da categoria até 75kg.
“O Prêmio Brasil Olímpico celebrará a melhor campanha da história do país em Jogos Olímpicos. Tenho certeza de que será uma grande festa em homenagem aos atletas, técnicos e a todos que contribuíram para esse resultado memorável em Tóquio”, disse Paulo Wanderley.
Os vencedores do prêmio serão revelados no dia 7 de dezembro, em cerimônia no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE).
Foto destaque: Rayssa Leal com a medalha de Prata. Reprodução/COB