Confira a comemoração de Marrocos após a classificação para as quartas de final

Caio Sergio Angelo Por Caio Sergio Angelo
4 min de leitura

Nesta terça-feira (6), em uma partida de almanaque, Marrocos impediu que a seleção espanhola, que era favorita, fizesse gols e levou a partida para os pênaltis, onde Bono, o goleiro marroquino pegou três pênaltis e encaminhou a classificação para as quartas de finais, atingindo o melhor desempenho da seleção marroquina e igualando as melhores campanhas das seleções africanas na Copa do Mundo. Os jogadores marroquinos e o técnico Walid Regragui comemoraram muito e de forma especial. Com direito a saudação “Sujud”, ligação do Rei e bandeira palestina e foto.

A comemoração começou ainda dentro de campo, com uma bandeira palestina, os jogadores posaram para a foto da vitória. As nações árabes abraçam a palestina como uma espécie “33° país da Copa do Mundo”. No Catar, egípcios, jordanianos, sírios, argelinos, tunisianos, marroquinos, sauditas e cataris carregam a bandeira do território, que não é um estado soberano na política internacional, mas tem sua federação de futebol e é reconhecida pela FIFA.

Ainda no campo, os jogadores marroquinos fizeram uma saudação que já tem sido comum na Copa do Mundo do Catar. Conhecida como “Sujud”, que em português, significa prostração, ou “sadjah”, quando o ato é realizado apenas uma vez. O gesto faz parte da cultura islâmica e representa um gesto de humildade dos religiosos em relação a Deus, prostrando-se de joelhos com a testa no chão.

O ato é considerado também um Sunnah (Fazeres do Profeta Mohammed), que ao receber boas notícias, realizava o sujud como forma de agradecer a Deus e reverenciá-lo. Segundo Hyatt Omar, brasileira de família palestina e que usa as redes sociais para falar sobre a própria cultura, o ato é também um dizer do Alcorão, o livro sagrado dos mulçumanos, “que fala que o ponto mais próximo perante o muçulmano e a Deus é na posição do Sujud. Por isso é bom estar nessa posição quando for pedir ou agradecer”


Marrocos se classifica para as quartas de final da Copa do Mundo. (Foto: Reprodução/Instagram)


Após a partida, em entrevista coletiva após a partida no Estádio da Educação, o técnico Regragui destacou que a equipe recebeu uma ligação do Rei marroquino Mohammed 6° – que foi coroado em 1999 e é o 23° rei da dinastia alauita, a família real do país e que tem reinado no Marrocos desde 1666. O técnico completou dizendo que uma ligação tão importante como essa serve também como motivação para conseguir chegar ainda mais longe na competição.

“Foi extraordinário receber a ligação do rei. Nos encoraja, é orgulhoso de nós. Queremos ir ainda mais longe. Nós lutamos por eles e pelos marroquinos” – disse o técnico da equipe marroquina.

O próximo jogo de Marrocos acontece no sábado (10) e vai enfrentar Portugal, que foi a última seleção a se classificar para as quartas de final.

Foto destaque: Marrocos classificado para as quartas de final da Copa do Mundo. Foto: Reprodução/Instagram.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile