Confronto entre Grêmio e Flamengo será tira-teima em duelos pela Copa do Brasil

Lucas Quirino Por Lucas Quirino
3 min de leitura

Em confronto válido pela semifinal da Copa do Brasil desse ano, Grêmio e Flamengo irão se enfrentar nessa quarta-feira, na Arena do Grêmio, as 21:30, pelo primeiro jogo do confronto. Na história da competição, as duas equipes se enfrentaram oito vezes, com quatro triunfos no confronto para cada um, sendo então, o de 2023 o tira-teima entre as equipes. As duas equipes também são os maiores semifinalistas da competição.

Retrospecto do confronto

Na história do confronto entre gremistas e rubro-negros, cada uma carrega o peso de ser um o carrasco do outro. A equipe carioca já eliminou os gaúchos em quatro oportunidades, no ano de 1999(oitavas de final), e nos de 2004, 2018 e 2021, sendo todos esses na fase quartas de finais. Curiosamente, os anos em que o Flamengo superou o Grêmio corresponde aos quatro últimos confrontos entre as equipes em Copa do Brasil.

Já pelo lado gremista, também são quatro triunfos diante do Flamengo, sendo três na fase em que irão se encontrar em 2023, nos anos de 1989, 1993 e 1995, bem como, na final da competição em 1997, com o Grêmio sagrando-se campeão após dois empates.


Flamengo x Grêmio na final da Copa do Brasil de 1997. (Reprodução/CP Memoria)


A respeito do retrospecto dos jogos entre as equipes, os rubro-negros vêm levando vantagem sobre os gremistas, onde em 16 jogos disputados, são sete vitórias do Flamengo, contra apenas três do Grêmio. Ainda houveram seis empates, tendo no total de gols, 24 pelo lado carioca e 20 pelos gaúchos.

Títulos das equipes

Em campo teremos 9 títulos conquistado de Copa do Brasil, com 5 troféus conquistados pelo lado gremista, sendo assim o segundo maior campeão da competição nacional, com um a menos que o Cruzeiro, maior campeão. O Flamengo não fica muito atrás, sendo a equipe carioca tetracampeã da Copa do Brasil, e atual campeão, ao bater o Corinthians na final em 2022.

Caso o Flamengo elimine o Grêmio, será a equipe com mais finais disputadas de Copa do Brasil, empatando justamente com os gaúchos. Atualmente os rubro-negros já chegaram em 8 finais, uma a menos que o Grêmio, que já disputo 9 finais.


Flamengo x Grêmio pelas quartas de finais da Copa do Brasil de 2021. (Reprodução/Fotoarena/Agência O Globo)


Em caso de título, o Grêmio irá empatar com o Cruzeiro, se tornando hexacampeão da competição. Mas, caso o Flamengo consiga o bicampeonato consecutivo, os cariocas irão se tornar o segundo maior campeão da competição, igualando ao Grêmio com 5 títulos.

 

Foto destaque: Grêmio e Flamengo se enfrentam pela Copa do Brasil. Reprodução/Lucas Uebel/ Grêmio

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile