INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Esportes

Conheça Ary Borges, destaque da vitória do Brasil sobre o Panamá na Copa do Mundo Feminina

Conheça Ary Borges, destaque da vitória do Brasil sobre o Panamá na Copa do Mundo Feminina

A Seleção Brasileira Feminina goleou o Panamá por 4 a 0 na estreia da Copa do Mundo, pelo grupo F, em jogo realizado nesta segunda-feira (24), no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, na Austrália. A meio-campista Ary Borges foi o destaque da partida ao participar dos quatro gols, sendo três marcados por ela e um, uma assistência para Bia Zaneratto.

Destaque da estreia na Copa do Mundo

Os gols de Ary Borges aconteceram aos 18 minutos do primeiro tempo, de cabeça; aos 37, em jogada cruzamento recebido por Tamires e no rebote, após tentar a primeira de cabeça; e aos 25 minutos do segundo tempo, também de cabeça, após cruzamento de Geyse pela esquerda.

Ary se tornou a primeira brasileira a marcar dois gols em uma estreia de Copa do Mundo desde Marta, em 2007, e Kátia Cilene, em 2003. Ela também entrou para a lista de jogadoras brasileiras a marcar três gols na competição, junto a Pretinha, Cristiane e Sissi.


Ary Borges comemora primeiro gol do Brasil na Copa de 2023

Ary Borges comemora primeiro gol marcado em Copas, o primeiro do Brasil na edição de 2023 (Foto: reprodução/BRENTON EDWARDS/AFP/LANCE!)


História e carreira

A meio campista faz parte do plano de renovação de elenco proposto pela treinadora sueca Pia Sundhage. Aos 23 anos, ela é natural de São Luís, no Maranhão.

Até os dez anos de idade, Ary Borges viveu com a avó. Neste tempo, não conheceu os pais. Foi quando se mudou para São Paulo que teve contato com eles pela primeira vez. Desde então, eles sempre a apoiaram na trajetória para se tornar jogadora de futebol.

O pai de Ary a levava para jogos de futebol nos estádios e no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa da prefeitura de São Paulo. Foi neste local que a camisa 17 da Seleção atuou nas categorias de base e, futuramente, estreou no futebol profissional.

Em 2017, Ary firmou seu primeiro contrato profissional com o Sport Club do Recife, de Pernambuco, onde marcou seis gols em 24 partidas e conquistou duas edições do Campeonato Pernambucano (2017 e 2018).


Ary Borges pelo Sport, em uma das convocações para o Brasil

Ary Borges pelo Sport, em um dos anúncios de convocação para o Sub-20 do Brasil (Foto: reprodução/divulgação/Sport/Folha de PE)


No ano de 2019, ela foi para o São Paulo e, em 32 jogos, marcou cinco gols. No Tricolor, conquistou a Série A2 do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Em 2021, Ary foi contratada pelo Palmeiras, clube onde conquistou mais títulos na carreira até o momento: dos três, uma Copa Paulista em 2021 e em 2022, a Libertadores da América e o Campeonato Paulista, onde marcou gol em ambas as finais. Pelo Verdão, foram 84 jogos e 36 gols.


Ary Borges pelo Palmeiras

Ary Borges comemora gol pelo Palmeiras (Foto: reprodução/Fabio Menotti/Palmeiras/LANCE!)


No final de 2022, Ary Borges foi transferida para o Racing Louisville, clube National Women’s Soccer League (NWSL). Até o momento, foram nove jogos e um gol marcado.


Ary Borges pelo Louisville

Ary Borges em campanha de uniforme do Racing Louisville (Foto: reprodução/Instagram/@_aryborges)


Pela Seleção Brasileira, Ary passou pela categoria sub-20 – onde venceu o Campeonato Sul-Americano da categoria – antes de receber as primeiras convocações para a categoria principal, em 2020. Até o momento, Ary conquistou o Torneio Internacional (competição amistosa entre seleções) em 2021, além da Copa América, em 2022. Nesta competição, Ary marcou dois gols, sendo um deles na semifinal.

 

PRÓXIMOS JOGOS

Ary Borges e a Seleção Brasileira Feminina seguem em busca do primeiro título da Copa do Mundo Feminina. A próxima partida será contra a França, no próximo sábado (29), às 07h (horário de Brasília), no Suncorp Stadium, em Brisbane, na Austrália. As Guerreiras fecham o grupo F no dia 2 de agosto, também às 7h, contra a Jamaica, no Melbourne Rectangular Stadium, em Melbourne, também no país oceânico.

 

Foto Destaque: Ary Borges comemora o terceiro gol marcado, o quarto do Brasil, contra o Panamá pela Copa do Mundo Feminina. Reprodução/Thais Magalhães/CBF/Twitter/@SelecaoFeminina

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...