Conmebol assina acordo e final da Libertadores 2022 está confirmada no Equador

Bruno Vasques Por Bruno Vasques
3 min de leitura

Nesta sexta feira (26), o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez e o presidente do Equador, Guillermo Lasso, assinaram os documentos que garantem a final da Copa Libertadores em Guayaquil, no Equador, no dia 29 de outubro. O documento assinado garante responsabilidades do governo nacional, do governo local e da Conmebol em relação a segurança de turistas e delegações e auxílio financeiro em obras para melhorias no estádio Monumental Isidro Romero Carbo.

“Todas as exigências pedidas foram atendidas” declarou o ministro do esporte no Equador, Sebástian Palacios.


Estádio Monumental, palco da Copa Libertadores 2022 (Foto: Divulgação/BarcelonaSC)


A Conmebol se demonstrou preocupada em relação a segurança do país. Em junho, houve protestos devido o preço do combustível que deixou seis mortos e dezenas de feridos. Os protestos tiveram fim no dia 30 de junho após um acordo do governo com os manifestantes.

Vale lembrar que não é a primeira vez que a Conmebol se mostrou preocupada com a segurança antes de uma final de Libertadores. Em 2019, no confronto entre Flamengo e River Plate, a confederação teve que mudar as pressas o palco da decisão que inicialmente estava marcada para Santiago, no Chile. Porém, na época, o governo chileno não deu garantias de segurança e a partida acabou se transferindo para Lima, no Peru.

Três times brasileiros estão nas semifinais e sonham em chegar ao Equador. Palmeiras e Athletico-PR jogam por uma vaga na decisão. Do outro lado da chave, Flamengo e Vélez, da Argentina, se enfrentam.

Desde 2019, ano em que a Conmebol adotou o modelo de final única, todos os títulos foram conquistados por brasileiros, e as duas últimas edições com finais brasileiras. Em 2019, o Flamengo bateu o River Plate por 2 a 1. Em 2020, o atual bicampeão Palmeiras derrotou o Santos e em 2021 o Flamengo.

A confederação anunciou nesta semana a realização da Copa Libertadores feminina no Equador. O torneio será realizado entre os dias 13 e 28 de outubro. Já a final da Copa Sul-Americana, será realizada no dia 1° de outubro, no estádio Mário Kempes, em Córdoba, na Argentina.

 

Foto destaque: Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, palco da decisão da Copa Libertadores 2022. (Foto: Divulgação/BarcelonaSC)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile