Conmebol retira final da Copa Sul-Americana de Brasília e muda para Argentina

Luísa Cury Por Luísa Cury
3 min de leitura

A final da Copa Sul-Americana – segunda competição de clubes mais importante da América do Sul – está marcada para o dia 1º de outubro e aconteceria, inicialmente, em Brasília. Mas, esta semana, o Conselho da Conmebol aprovou a mudança de local da partida do Estádio Nacional Mané Garrincha, na capital federal, para o Estádio Mário Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina.

Segundo a entidade que comanda o futebol sul-americano, a alteração foi feita a pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A informação foi divulgada na quinta-feira (23), pelo site globoesporte.com e confirmada à noite pela própria Conmebol. O motivo apresentado pela CBF para tal mudança é a proximidade do evento com as eleições gerais no Brasil. O jogo está marcado para sábado, 1º de outubro, e o primeiro turno das eleições são no dia seguinte, domingo (2).

Como a cidade de Córdoba, na Argentina, foi a única cidade que se apresentou como possiblidade para o lugar de Brasília, ela vai receber a decisão da competição pela segunda vez. A primeira foi a final da Sul-Americana 2020, entre Defensa y Justicia x Lanús – ambas equipes argentinas – em uma partida sem público devido a um momento mais crítico da pandemia do coronavírus (COVID-19). Na ocasião, este confronto foi vencido por 3 x 0 pelo clube verde e amarelo de Florencio Varela, cidade da Província de Buenos Aires, e que acabou ficando com o troféu.


Estádio Mário Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina. (Foto: Reprodução/GE)


Na atual edição, cinco times brasileiros estão nas oitavas de final da Copa Sul-Americana são eles: Atlético-GO, Ceará, Internacional, Santos e São Paulo. Essa fase, a primeira do mata-mata, terá início na próxima semana e os jogos de volta acontecem na primeira semana de julho.

A Conmebol, ainda não confirmou, mas a tendência é de que Brasília assegure o direito de ser sede da final da Copa Sul-Americana do próximo ano (2023). O Conselho da Conmebol é formado pelos presidentes das dez associações nacionais de futebol do continente e vai tomar a decisão.

 

Foto Destaque: Troféu da Copa Sul-Americana. (Foto: Reprodução/GE)

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile