INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Esportes

Copa do Brasil 2024: veja os times que garantiram vaga no fim de semana

Copa do Brasil 2024: veja os times que garantiram vaga no fim de semana

As partidas deste final de semana confirmaram a participação de mais sete clubes na Copa do Brasil de 2024, sendo seis deles beneficiados por equipes do mesmo estado. O Corinthians, que contou com a ajuda do rival Palmeiras, e o Marcílio Dias, que conquistou a classificação após ganhar o título da Copa Santa Catarina, são presenças confirmadas. 

Copa Santa Catarina 

Após empatar em casa com o Concórdia por 1 a 1, o Marcílio Dias foi buscar o triunfo no jogo de volta, fora de casa, no último domingo (26). Ao ganhar de 3 a 1, a equipe garantiu o título da Copa Santa Catarina e também a participação na Copa do Brasil de 2024.

O regulamento da Copa do Brasil prevê que Santa Catarina tem direito a três vagas na competição. A federação local destina uma dessas para o ganhador da Copa Santa Catarina e as outras duas para o estadual, conquistadas por Criciúma e Brusque, campeão e vice, respectivamente. 


Gols da rodada 35ª do Brasilerão, que garantiu alguns times na Copa do Brasil (Foto: Reprodução/Youtube/ge)


Dinâmica entre Brasileirão e Copa do Brasil

Ao todo, a Copa do Brasil é disputada por 92 equipes, sendo 80 classificadas por meio dos estaduais e as outras 12, que entram automaticamente na terceira fase da competição. Essas 12 vagas são dividas da seguinte maneira: Campeão da Copa do Nordeste (Ceará), Campeão da Copa Verde, participantes da Libertadores e vagas remanescentes do Brasileirão. 

Juntando os participantes da Libertadores, campeões regionais e campeão da série B, os seis primeiros colocados ao final do Brasileirão, com o Fluminense (atual campeão da Libertadores) e São Paulo (atual campeão da Copa do Brasil), ainda restará uma vaga para a Copa do Brasil. Esta será destinada ao melhor colocado do Campeonato Brasileiro que não esteja dentro dos critérios anteriores. 

A 35ª rodada do Brasileirão, disputada no fim de semana, garantiu Palmeiras, Flamengo e Botafogo no G6 e, consequentemente, esses times estão classificados tanto para a Libertadores quanto para a terceira fase da Copa do Brasil, ambas disputadas ano que vem. 

Dessa maneira, foram abertas mais três vagas via estaduais e, assim, o Corinthians (6º colocado no Paulista), Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ (7º e 8º no Carioca) estarão na competição nacional em 2024.

Atlético-MG, Grêmio e Bragantino, atualmente no G6, ainda podem ser ultrapassadas pelo Athletico-PR e, com isso, não estão garantidos na Libertadores. Contudo, mesmo que uma desssas equipes seja realmente ultrapassada e não vá para a competição sul-americana, ela estará na terceira fase da Copa do Brasil devido ao critério de vagas remanescentes do Brasileirão. 

Assim, mais três vagas foram disponibilizadas para os seus respectivos estaduais: Villa Nova-MG (vice-campeão do Troféu Inconfidência), Juventude (5º colocado no Gaúcho) e Botafogo-SP (8º colocado no Paulista).

Assim, para definir a última vaga da Copa do Brasil 2024, falta apenas a confirmação do melhor colocado no Brasileirão que não tenha se classificado para a Libertadores. No momento, quem ocupa o posto é o Athletico-PR, o que abriria uma vaga para o Campeonato Paranaense, que seria destinada ao Cianorte (6º colocado no estadual).

No entanto, caso o Athletico-PR perca a posição para um clube de outro estado, a última vaga será do estadual desta respectiva equipe.

Foto de Capa: Elenco do São Paulo comemorando título inédito da Copa do Brasil. Foto: Reprodução/Ettore Chiereguini /instagram

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...