Copa do Brasil terá 15 componentes da Série A, entre os 16 classificados

Rodrigo Fernandes Por Rodrigo Fernandes
3 min de leitura

Na temporada do ano de 2023, a Copa do Brasil conseguiu um feito que só havia acontecido uma vez em sua história, contando todas as 35 edições já realizadas. Entre os 16 times classificados para as oitavas de final da competição, 15 deles são integrantes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, sendo esse o maior número já registrado pelo torneio. 

Em 1996, a 27 anos atrás, tal feito aconteceu pela primeira vez. Mas o formato do campeonato era totalmente diferente, tendo a participação de apenas 40 clubes, menos da metade das equipes da edição atual. Com um número inicial de 92 times, a Copa do Brasil de 2023 possui agora a melhor média de times da Série A classificados entre os 16 finalistas. 

Isso aconteceu, muito pelo fato de o formato da competição ser inteiramente modificado ao longo de suas mais de três décadas de existência. Por exemplo: entre 2001 e 2012, os times brasileiros com vaga na Libertadores, ou seja, as melhores equipes do país na época, não participavam da Copa do Brasil. 

Sendo assim, a média de clubes da Série A classificados para as oitavas de final foi de 10 por cada edição entre esses anos. Entre os anos de 2013 e 2020, o regulamento já era diferente, nesse período os clubes da Libertadores tinham vaga garantida entre os 16 finalistas da competição, tirando as chances de eliminação em fases anteriores. 


Cássio defendendo pênalti (Foto: Reprodução/Instagram) 


Entre os sobreviventes da Copa do Brasil de 2023, temos: América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo como integrantes da Série A, e o Sport da Série B.

Um fato interessante na edição atual, é que poucas zebras estão acontecendo. Desde o início do torneio, na grande maioria das partidas, os times mais qualificados do confronto estão confirmando o seu favoritismo. 

O que não quer dizer que os duelos estão sendo fáceis, muito pelo contrário. Grande parte dos times classificados passaram sufoco para eliminar seus adversários, ficando com um placar apertado no agregado, ou precisando da disputa de pênaltis para se manter vivo na Copa do Brasil. 

 

Foto destaque: Taça da Copa do Brasil. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile